Geral

Protocolo web agiliza processo para emissão de alvarás em Içara

Após um ano de implantação, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Içara, divulga os resultados positivos da informatização do sistemas de liberação de análise de projetos, alvarás e habite-se, por meio do Protocolo Web.

De acordo com o secretário da pasta, Arnaldo Lodetti Junior, o novo procedimento trouxe economia em plotagens para os contribuintes, diminuição da quantidade de papel, e o fim da necessidade de relatórios impressos. “Destacamos a praticidade do contribuinte poder enviar o projeto de qualquer lugar, além da agilidade nos processos por não ser mais necessário que o cidadão se desloque até a Secretaria”, falou.

De acordo com o arquiteto Vitor Rovaris, a experiência também trouxe uma melhora na agilidade da análise. “Temos um prazo legal de trinta dias para análise. A abertura dos processos é feita no máximo dois dias depois após o recebimento do Protocolo Web. Para a realização da análise, estipulamos um prazo máximo de sete dias, sendo que anteriormente este processo levava mais de 30 dias”, esclareceu.

“Esse modelo está sendo bastante elogiado por empresários e também pelos contribuintes, e outras cidades estão vindos conhecer como funciona”, completou Lodetti.

Todos os projetos podem ser encaminhados por meio do site icara.sc.gov.br. O processo é rápido e ágil. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3431 – 3518.

Novo serviço

O secretário ainda adianta que as consultas prévias sobre a viabilidade para construção, abertura e alterações no imóvel, também já pode ser acessadas online. “Durante trinta dias será uma fase de adaptação, após o término deste período todo o processo será via web”, informou.