Geral

Comunidades de Içara são orientadas sobre o Aedes

Na semana de atividades a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya, zika e também febre amarela, as equipes ligadas à Secretaria de Saúde realizaram conversas em escolas e clubes de mães para reforçar o cuidado com o mosquito, frequente nesta época do ano, com o acúmulo de água em locais parados.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiologia, Laura Matte, o intuito das conversas foi passar informações para prevenir contra o mosquito. “Trouxemos um panorama sobre o mosquito e conversamos com as pessoas sobre como elas podem prevenir, todo o passo a posso para evitar que as lavras do mosquito se proliferem”, comentou.

A programação de conversas começou na segunda-feira e segue até nesta sexta-feira, onde terão diálogos com alunos da EMEF Paulo Rizzieri, EMEF São Rafael e Escola Ângelo Zanellato. No sábado, dia 1º, será realizada uma ação da Estratégia de Saúde da Família no bairro Jaqueline junto ao Cras, no evento “Rua de Lazer e Cidadania”, que acontecerá durante a tarde na comunidade.

O município de Içara já registrou 15 focos do mosquito neste ano. O Programa de Controle de Endemias de Içara realiza visitas semanais a 195 armadilhas instaladas no perímetro urbano da cidade e visitas quinzenais a 52 pontos estratégicos cadastrados, como ferros-velhos, borracharias, cemitérios e floriculturas.

Orientações:– Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água, em locais secos e abrigados da chuva. Mantenha os ralos vedados e desentupidos.- Conserve a caixa d’água com a tampa completamente vedada. Retire a água acumulada da laje.- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda.- Coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias e sacos plásticos bem fechados antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento.- Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros.