Geral

Forquilhinha planeja o fortalecimento do turismo na cidade

O fortalecimento do turismo em Forquilhinha e região foi pauta do 1º Fórum de Turismo, realizado na noite de ontem, pelo Conselho Municipal de Turismo de Forquilhinha – COMTUR. O evento contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo de Canela, Ângelo Sanches Thurler, que falou sobre como a serra gaúcha conseguiu ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e visitantes de outros países.

O secretário ressaltou que para ter sucesso como atividade econômica, o turismo precisa ter um planejamento consistente envolvendo o poder público e a sociedade com meios adequados de implementação e administração. “Nenhuma cidade se torna uma referência turística repentinamente. É preciso trabalhar em conjunto entre todos os setores com planejamento, foco e persistência”, comenta.

O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, agradeceu a presença de todos e disse que o fórum contribuiu para valorizar um setor que necessita de mais atenção de todos. “Temos um grande potencial turístico na cidade e região, mas precisamos trabalhar melhor na sua divulgação e exploração. A aliança de todos os segmentos em prol do turismo é benéfica e provoca impacto positivo sobre a economia”, declara.

O presidente do COMTUR informou que os segmentos elencados no fórum entre representantes comerciais, gestores, associações e demais entidades vão ser chamados para discutir ações, projetos prioritários e, em conjunto, definir as prioridades para onde Forquilhinha deseja caminhar. “O fórum atingiu as expectativas e mostrou o quanto o turismo pode contribuir positivamente com o desenvolvimento econômico. O poder público e a iniciativa privada tem papéis distintos, mas devem trabalhar em conjunto para as coisas acontecerem”, conclui o Geovane Westrup.