Geral

Turminha do Futuro: o conhecimento vai de ônibus

Quais são as necessidades de um município? “Saúde e educação”, disse um estudante. “Estradas”, completou outro. E quem administra tudo isso? “O prefeito”, emendou um terceiro. As respostas vieram após questionamentos sobre infraestrutura, tema da 4ª viagem da “Turminha do Futuro”. E o que é infraestrutura? “É tudo o que faz o município ser feliz”, completou outra aluna.

Na busca por aprofundar as respostas destas e de outras perguntas sobre infraestrutura e abastecimento de água, aproximadamente 35 estudantes dos colégios Unesc e Rogacionista visitaram, na última quarta-feira (19), a área administrativa da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. Durante o passeio, eles também conheceram a estação meteorológica da Barragem, uma ferraria e as taipas, muros de pedra construídos de maneira artesanal durante o período de colonização da região.

E o passeio trouxe muito conhecimento para os pequenos. “Agora sei como a água vem da barragem até a minha casa”, garantiu Isabella Feltrin Fernandes, aluna do 3º ano do Colégio Unesc. “Também aprendi a separar o lixo em cada lixeira, vi como funciona a reciclagem e coleta seletiva e até entendi como eram feitas as ferramentas antigas”, completou a menina, referindo-se à parada na ferraria, onde os estudantes acompanharam o processo de criação de uma lâmina para facas. “Adorei”, exclamou a criança.

De acordo com a professora de Isabella, Elaine Ugioni Urbano, as viagens da Turminha ofertam facilidade na absorção do conhecimento visto em sala de aula. “São aulas vivas, participativas, que forçam o raciocínio deles a trabalhar de maneira ativa e com maior facilidade, pois a aula fora da sala é mais chamativa”, garante a docente. Após as viagens, o conteúdo é reforçado em sala de aula. “É um aprendizado lúdico e concreto que vem da viagem para a sala, onde revisamos e reforçamos o que foi aprendido em campo com a ajuda do material fornecido pela Turminha do Futuro”, explicou Elaine.

O projeto Turminha do Futuro, iniciativa das empresas do Transporte Coletivo Urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Expresso Coletivo Forquilhinha, Expresso Rio Maina e Zelindo Trento & Cia – ZTL), oferece sete viagens para as turmas participantes. Cada viagem aborda um tema diferente. “Desta vez, falamos de infraestrutura e conhecemos o caminho da água até a nossa casa. Os alunos ficaram encantados com a grandiosidade da Barragem e maravilhados com a natureza ao redor”, comentou a pedagoga do projeto, Marlene Marcos Larangeira. A próxima viagem da Turminha acontece em agosto.