Geral

Balanço marca aniversário de 1 ano da UPA de Criciúma 

Nesta segunda-feira (1º) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Antônio Carlos Althoff completou 1 ano de portas abertas para atender os cidadãos. Para comemorar esta data importante para a Prefeitura de Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro, junto com o vice-prefeito Ricardo Fabris e o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, realizou uma visita técnica e apresentou o balanço do primeiro ano da UPA.

Desde a sua inauguração até nesta segunda-feira foram realizados 108.363 atendimentos, sendo uma média de 295 pessoas por dia. Na ocasião, o prefeito relembrou as dificuldades passadas para abrir a unidade. “A UPA veio para melhorar a qualidade vida dos criciumenses e trazer uma maior resolutividade na saúde. Por isso vamos também abrir uma UPA no Rio Maina. Hoje, 92% das pessoas que frequentam a unidade são criciumenses”, ressalta.

Gestão eficiente e aprovação do público

A média de aprovação, feita por uma pesquisa de satisfação, é de 90% entre a população. A responsável pela gestão da UPA é o Instituto Maria Schmitt (Imas), o vice-presidente do instituto, Ricardo Ghellere, estava presente no evento. “A UPA já está atendendo mais que o nosso previsto, chegando a 10 mil atendimentos por mês, porém isso não diminuiu a nossa qualidade e o retorno da população é muito positivo”, salienta.

Esteve presente na visita a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Paulo Cesar Bitencourt, o diretor da UPA de Criciúma, Fabiano Ribeiro Teixeira, o diretor-executivo da Amrec, Lei Alexandre, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo e o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Além disso, os vereadores de Criciúma Tita Belloli, Allison Pires, Edson Aurélio e Paulo Ferrarezi.