Política

Vereadores de Siderópolis tiram dúvidas com a Casan

Os serviços e investimentos previstos pela Casan no novo contrato estabelecido com o município por mais 30 anos pautaram a visita do Superintendente regional Sul-Serra da estatal, engenheiro Gilberto Benedet Júnior, na sessão da Câmara de Siderópolis desta segunda-feira (01). A presença do profissional é fruto do encontro ocorrido há duas semanas entre os vereadores e a diretora-presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, em Florianópolis.

Em relação aos constantes problemas envolvendo a falta de água em Siderópolis, que segundo Benedet têm como origem o local onde a adutora está assentada e o tipo de material usado, a previsão é que estejam resolvidos até dezembro. “Sabemos das dificuldades e precisamos substituir os canos por outros com material correto para evitar os rompimentos constantes, além disso vamos ampliar a capacidade de transporte da ETA (Estação de Tratamento de Água) de São Defende, para 1,5 mil/litros por segundo”, garantiu Benedet. Ele salientou que há também um estudo para que uma estação a partir da Barragem do Rio São Bento possa atender alguns municípios sem que a água precise retornar de Criciúma, entretanto por ora não seria viável para Siderópolis.

Conforme o engenheiro, no novo contrato está previsto investimento de cerca de R$ 6 milhões em abastecimento e aproximadamente R$ 31 milhões em coleta e tratamento de esgoto.  “A previsão é que em 11 anos Siderópolis tenha 100% do esgoto tratado e coletado”, sublinhou. Este serviço ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira até 2023 e a segunda até 2029.

Sobre os serviços de reconstrução das ruas que recebem os serviços da Casan, a intenção é que a estatal assuma também a manutenção. “Principalmente porque a maioria dos municípios tem dificuldade com os prazos”, destacou. Em relação à integração à rede de água das comunidades de São Martinho e Santa Luzia, obra que tem origem no Alto Rio Maina, deve acontecer em 30 dias. “Foi uma visita muito importante e satisfatória, com esclarecimentos coerentes. Percebemos uma boa disposição por parte dos gestores em solucionar os problemas, desde a forma receptiva com que estão tratando os assuntos que temos levado até eles”, comentou o Presidente da Câmara, Roni Remor (PSB), o Lilo.