Geral

Tecnologia: a Carteira de Trabalho agora é digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social agora é digital. O documento, que é obrigatório para toda pessoa que venha trabalhar formalmente, agora tem sua versão física substituída pela versão digital disponível para os cidadãos através de aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android), ou acessar via web pelo link https://servicos.mte.gov.br.

A emissora de Carteira de Trabalho em Treviso, Sibele Pagani Cecconi, explicou que todas as anotações da CTPS serão feitas pelas empresas, de forma eletrônica, por meio da inserção do número do CPF num sistema unificado – o eSocial, e estarão disponíveis para consulta no aplicativo.

No entanto, é recomendado que quem possui o documento impresso deve conservá-lo para comprovar os vínculos empregatícios já anotados.

Os trabalhadores podem habilitar o documento pela internet, e, para as empresas que usam o eSocial, o registro de informações passa a ser feito digitalmente.

“Não é mais necessário procurar os órgão responsáveis para emitir a CTPS física, exceto quando o empregador for algum setor público que ainda não está vinculado ao eSocial”, ressaltou Sibele.

Aqueles que ainda necessitam emitir a CTPS física ou segunda via, podem dirigir-se à Delegacia da Polícia Civil de Treviso, das 12h às 18h, de segunda à sexta.

➡️ O que muda para os trabalhadores?

De acordo com o Ministério da Economia, ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. Com a habilitação da carteira digital, todas as informações sobre a contratação do trabalhador passarão a ser lançadas no documento digital.