Esporte

Sessão especial homenageará ex-jogadores do Metropol

Edson Madureira, João Pedro Hermann, Walter Benta, Canela e Flázio Campos, atletas que marcaram a trajetória do Esporte Clube Metropol serão alguns dos homenageados na sessão especial desta quinta-feira, 24, promovida pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A homenagem ao clube faz parte das comemorações dos 75 anos da Acic, que também traz em sua galeria de arte a Exposição “Memórias do Metropol”, com objetos que retratam a história do clube, entre eles: troféus, faixas de campeão, fotografias originais, quadros, bandeiras e camisas.

O evento especial, que inicia a partir das 20 horas, também homenageará ex-dirigentes e personagens que contribuíram com a história do lendário clube.

“Queremos reconhecer este clube que faz parte da história da cidade e tantas alegrias trouxe à época. Para mim que até os seis anos de idade morava no Bairro São Marcos e acompanhava a trajetória do Metropol é reviver o meu passado, com está grande e merecida homenagem”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

“É uma homenagem a um clube que divulgou muito a cidade. Temos poucos jogadores daquela época que ainda estão conosco e queremos reconhecê-los. Será uma grande oportunidade de toda a comunidade conhecer a história deste clube”, reforça o mentor do Projeto Cultura Acic, Benito Gorini Borges, curador da exposição.

Como nasceu o lendário clube

Na década de 1960, as companhias mineradoras mantinham seus próprios times de futebol, em que os jogadores-mineiros atuavam. Neste contexto, a Companhia Carbonífera Metropolitana elevou o Metropol à categoria de time profissional, em 1959, se estendendo até 1969. Em 10 anos, foram cinco títulos catarinenses e 466 partidas em sua fase profissional, de 1960 a 1969. Ao todo, foram 265 vitórias, 113 empates e 88 derrotas. Não estão incluídas as partidas do período amador entre 1945 e 1960.

O Metropol encarou equipes como o Grêmio, Botafogo e Atlético Mineiro pela Taça Brasil, além de ter realizado uma das maiores excursões do futebol brasileiro pela Europa. Foram 23 partidas em cinco países, com 13 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Marcou 53 gols e sofreu 35, com um saldo positivo de 18 gols.

A exposição “Memórias do Metropol” permanecerá na galeria de arte da Acic até 30 de novembro.