Geral

Horta Escolar reforça a alimentação saudável em Forquilhinha

Os alunos das cinco escolas municipais envolvidas no Projeto Resgate das Hortas Escolares participaram de um concurso culinário nesta quarta-feira, 13, em Forquilhinha. Com toucas e aventais, eles prepararam os alimentos supervisionados pelas monitoras das escolas. Após a apresentação dos pratos, os jurados avaliaram e premiaram as melhores receitas com os alimentos cultivados na horta.

O projeto foi idealizado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação de Forquilhinha, Tamiris Benfato e Daniela Hobold, e realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura. “As atividades feitas com os alunos incentivaram a adoção de hábitos alimentares saudáveis, além de contribuir na responsabilidade e comprometimento com a natureza”, ressalta Daniela. “O nosso objetivo foi de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cultivo de hortas. Foi muito bom ver a repercussão positiva deste projeto”, acrescenta Tamiris.

O representante da Escola Professor Jacob Arns, Luiz Miguel da Silva, levou o primeiro lugar com a produção do pão colorido. A receita continha beterraba, cenoura e demais ingredientes cultivados na horta. “Muitas pessoas não gostam de comer verduras e legumes por causa do gosto destes alimentos. Por isso colocamos eles no nosso pão para incentivar o consumo destes alimentos que fazem bem”, disse o estudante do segundo ano.

Um caderno foi elaborado com outras receitas escolhidas pelos alunos da escola. “Foi muito legar ver o envolvimento das nossas crianças na horta, com a participação da monitora Roseli da Silva. Eles abraçaram a ideia e se esforçaram para que o nosso quintal ficasse bonito com a horta cheio de alimentos saudáveis para o consumo”, comenta a diretora da Escola Professor Jacob Arns, Daiane da Rosa.

Outras escolas também foram premiadas. O representante da Escola Gabriel Serafim, Alan Dias Tiscoski, fez uma salada a fantasia. A aluna da Escola Francisco Hoepers, Melini Santos, apresentou uma torta de frango com legumes. A aluna da Escola Waldemar Casagrande, Lisiê dos Santos, preparou um charuto de couve. E o aluno da Escola Egídio de Bona, Vinicius Daniel Silveira, mostrou o enroladinho de repolho composto com bacon, cebola, alho e outros ingredientes.