Esporte

Boxe no Parque: projeto incentiva atividades esportivas

Em parceria entre o Governo do Município e a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, o projeto Boxe dos Imigrantes foi idealizado pelo professor de boxe Elbio Machado, mais conhecido como ‘Bio’. O professor, que também é chefe de segurança do Parque dos Imigrantes, criou o projeto que proporciona aula de boxe a crianças e adolescentes que frequentam o parque localizado no distrito de Rio Maina.

O Boxe dos Imigrantes tem o objetivo de incentivar a prática de esportes e proporcionar a inclusão a jovens em vulnerabilidade social. Atualmente o projeto conta com 52 alunos, dois professores voluntários e cinco instrutores. As aulas são realizadas três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h30.

O mesmo projeto será oferecido no Parque das Nações, já a partir do final deste mês, e deve também ser replicado no Parque Altair Guidi, que será inaugurado em 6 de janeiro de 2020. No Parque das Nações as aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19h30.

Experiência

O professor Elbio Machado, idealizador do projeto, trabalhou durante 25 anos no sistema prisional da região e foi conselheiro tutelar no Rio Grande do Sul. Segundo ele, trabalhar nessa área fez com que ganhasse uma bagagem extensa para lhe dar com problemas sociais da comunidade. “O Parque dos Imigrantes estava sendo inaugurado e notamos que precisávamos de um trabalho social para crianças e adolescentes frequentadores”, disse o professor, acrescentando que “o boxe foi a melhor solução, uma porta de entrada para trabalhar melhor as questões sociais”.

Nova entidade ‘OGI’ em 2020

A entidade ‘OGI’, que em japonês significa leque, será inaugurada dia 31 de janeiro de 2020, dia em que será comemorado o primeiro ano do projeto Boxe dos Imigrantes. A ONG visa ampliar o projeto de práticas esportivas, e tem como principal objetivo inserir os jovens no mercado de trabalho e também nas escolas, por meio de convênios com faculdades e empresas. A iniciativa é do professor Elbio Machado e voluntários.

Novas inscrições

Para quem deseja aprender boxe, é só entrar em contato com o professor ‘Bio’ através do telefone (48) 9 8821-5549. O projeto é aberto ao público em geral e é totalmente gratuito.