Geral

Retiro caminhada de Carnaval ao caminho de Santiago

Acontece de 21 a 25 de fevereiro, no espaço Oikos, em Criciúma, mais uma edição do “CarnavOikos”, que é um retiro caminhada de preparação para o caminho de Santiago de Compostela. O evento inicia na sexta-feira à noite e vai até terça-feira à tarde com diversas atividades, dentre elas, yoga, meditação, trilha à cachoeira, banho de açude, partilha, alimentação natural e, é claro, caminhada. Nesta edição, está previsto, inclusive, um Temazcal, ritual xamânico de limpeza e renascimento.

Esta já é a décima edição do CarnavOikos que sempre recebe pessoas de diversos estados do Brasil, “todas tendo um vínculo com caminhadas ou com o caminho de Santiago”, comenta a psicoterapeuta e facilitadora de Yoga, Derci Wotmeyer, uma das coordenadoras do evento. Ao participar deste treinamento, os interessados respondem perguntas muito simples, como qual a melhor estação para fazer o caminho, quanto levar, como me preparar, o que levar, qual o peso da mochila, tênis ou bota?

“Depois do retiro caminhada, as pessoas estão bem informadas para decidirem não fazer o caminho, ainda não fazerem ou marcar a data da peregrinação”, comenta o psicólogo Mhanoel Mendes, outro facilitador do CarnavOikos. Para ele, este tipo de treinamento serve para trazer à realidade os que sonham fazer a trilha rumo à casa do Santo, “mas que tem uma visão romântica do caminho, esquecendo que também há bolhas e cansaço”.

Durante o treinamento, os participantes vão caminhar sábado, domingo e segunda, uma média de 20 quilômetros por dia, o que equivale, em termos de dias, 10% do caminho de Santiago. Nos três dias, estão previstas caminhadas até o município de Nova Veneza, à cachoeira do Cantão e também ao redor da lagoa dos Esteves, no balneário Rincão.

CAMINHO DE SANTIAGO
O caminho de Santiago de Compostela é uma via de pelo menos 1.200 anos que atravessa a Europa. Por ele passaram personalidades ilustres como o imperador Júlio César, o apóstolo Thiago, que emprestou o nome à trilha, São Francisco de Assis e Napoleão Bonaparte. Desde o século XIX, homens e mulheres de todo o mundo percorrem este caminho, a rota de peregrinação mais famosa da Europa. O destino final é a cidade de Santiago de Compostela, na Galícia, onde acredita-se que o túmulo do apóstolo esteja guardado na imponente catedral.

SERVIÇO

 O que? Retiro caminhada de preparação para Compostela

Quando? De 21 a 25 de fevereiro (Carnaval)

Onde? No espaço Oikos, em Criciúma

Como contatar? (48) 99836.8873 (Whatsapp) | 3437.8869 | www.oikos.org.br | oikos@oikos.org.br