Entretenimento

Programação da 12ª Vindima Goethe inicia final de semana

Aproxima-se o momento de colheita e celebração na região Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina. Segundo a Epagri de Urussanga, as condições climáticas favorecem a boa maturação das uvas e devem contribuir em boa qualidade dos frutos. Nas próximas semanas, o território recebe turistas interessados em vivenciar experiências singulares durante a 12ª Vindima Goethe, que acontece na cidade de Urussanga entre os dias 18 de janeiro e 2 de fevereiro.

Neste ano, o tema da ação enaltece o trabalho de pesquisa e incentivo aos produtores de uva, evidenciando os 75 anos da criação da antiga subestação de Enologia, atualmente sede da Epagri de Urussanga. Na programação da Vindima Goethe 2020, três finais de semana conduzem os turistas a uma verdadeira imersão dentro das vinícolas.

DETALHES DA PROGRAMAÇÃO

Neste primeiro fim de semana, as ações serão realizadas nas vinícolas Casa Del Nonno e Vigna Mazon. Denominada “Sunset”, a atividade na vinícola Casa Del Nonno, no final da tarde do dia 18, terá apreciação do pôr do sol, música ao vivo, tábuas de frios e comercialização de vinhos. Já durante todo o domingo, dia 19, a Vigna Mazon acolhe os visitantes para o ritual da pisa das uvas, colheita, gastronomia típica, degustação de vinhos, além de promover o “Circuito das Artes”, valorizando talentos regionais.

Outros atrativos serão proporcionados aos turistas nas próximas semanas. Um deles será o Merendim, na vinícola Trevisol, na tarde do dia 25 de janeiro, oferecendo, em meio à paisagem rural e histórica, cesta com lanche típico colonial e degustação de vinhos. Além disso, na vinícola De Noni, na manhã do dia 1º de fevereiro, o visitante terá a possibilidade de acompanhar o processo industrial do esmagamento de uvas, a primeira etapa de elaboração de vinhos.

TOMBO DA POLENTA E PASSEIO DE TREM

Outra tradição durante a Vindima Goethe, no Sul de Santa Catarina, é a realização de uma missa dedicada ao padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente. O ritual acontece na noite do dia 22 de janeiro, na Igreja Matriz de Urussanga. Após a celebração, os visitantes são acolhidos na praça central para o tradicional tombo da polenta gigante feito pelo grupo Amici Della Polenta, distribuição gratuita do prato típico, comercialização de sucos, vinhos e espumantes, e atração musical com a Orquestra Municipal.

Novidade na programação, dois passeios turísticos de trem serão promovidos no dia 2 de fevereiro em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão. Com partida da estação ferroviária de Urussanga e duração de duas horas, o atrativo contempla apresentações artísticas e culturais enquanto a locomotiva retorna ao município. As passagens devem ser adquiridas antecipadamente mediante contato na própria estação.

SAIBA MAIS

A 12ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva.