Geral

Exército monta espaço para vacinar idosos com pouca mobilidade

Mais um ponto de vacinação contra a Influenza (gripe) será disponibilizado à população de Criciúma nesta segunda-feira (23), quando começa a campanha nacional. Com o auxílio do 28 Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), já está sendo montado um espaço em frente à prefeitura, devidamente higienizado, para atender os idosos com maior problema de mobilidade.

“Esse local é para facilitar a vinda de idosos que não podem descer do carro, por exemplo. Estamos fazendo todo o possível para imunizá-los sem ter contato com eventuais pessoas infectadas pela Covid-19”, explicou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, acrescentando que “não é necessário corrida desenfreada aos locais de vacinação, existem doses para todos os grupos”, concluiu o secretário.

Além do posto montado em frente à prefeitura, outros 48 locais, fora das UBSs, foram definidos e divulgados nos bairros. “As pessoas acima de 60 anos não precisarão ir até às Unidades de Saúde. Preparamos locais especiais e com todas as regras de higiene para fazer as vacinas”, enfatizou o prefeito Clésio Salvaro. Nessa primeira etapa serão imunizadas as pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde. Os pontos estratégicos funcionarão das 8h às 17h, com exceções que podem ser conferidas abaixo.

Próximas etapas

Depois dos idosos e profissionais da saúde, será a vez dos professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a partir de 16 de abril. Por fim, de 9 de maio em diante serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, puérperas (até 45 dias pós-parto), entre outros (tabela completa abaixo). A população deve levar um documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).