Geral

Super dica: higiene bucal e os cuidados durante a quarentena

A pandemia mundial de Covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alterou a rotina de toda população mundial, que agora devem evitar aglomerações e redobrar a higiene pessoal. Neste contexto, é importante ressaltar que as pessoas devem ficar mais atenta aos cuidados com a higiene bucal.

Ciente da gravidade do cenário, a Secretaria de Saúde de Içara junto a coordenação em Saúde Bucal reuniu recomendações sobre medidas de prevenção e proteção da saúde bucal em tempos de propagação intensa do novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora em Saúde Bucal do município, Luciane Manenti, a higienização é fundamental para a manutenção da saúde em geral. “Não podemos negligenciar a higiene bucal diária, que é essencial para evitar o surgimento de cárie, gengivite e mau hálito, além de problemas mais graves principalmente em pacientes com problemas sistêmicos associados”, destacou.

Nas orientações técnicas do Ministério da Saúde, os órgãos de vigilância dos estados e municípios devem continuar o atendimento odontológico em caso de urgência ou emergência.

Confira as orientações:

Os pais e cuidadores devem ser exemplo para as crianças em relação a saúde geral e bucal, bem como os idosos devem ter atenção redobrada com esses cuidados. A higiene deve ser feita com escova de cerdas macias e creme dental com flúor, a limpeza entre os dentes requer o fio dental — se houver indicação do cirurgião-dentista, pode-se complementar com o uso do enxaguante bucal. Lembrando que a escovação deve ser feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir (no mínimo três vezes ao dia).

Uma das formas de contágio do coronavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva. Por isso, se alguém na casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de objetos pessoais de higiene como  pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado. Nesse sentido, também se indica não deixar as escovas no mesmo ambiente. As escovas devem ser bem lavadas, secas após cada uso e guardadas separadas.

Antes de realizar a higiene bucal, é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos com água e sabão. Não custa frisar: lavar frequentemente as mãos é uma das principais medidas para conter o vírus.Outro conselho é evitar colocar a mão na boca, olhos e nariz. Estudos recentes mostram que o causador da Covid-19 consegue sobreviver por até três dias em superfícies como plástico e aço. Nossas mãos estão em contato constante com vários materiais, que podem estar contaminados. Tocar nessas superfícies e levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos aumenta o risco de pegar o vírus. Em casa, certifique-se de redobrar a limpeza das superfícies e dos objetos pessoais.

Consultas ao dentista nas Unidades Básicas de Saúde

Diante da pandemia, os órgãos de saúde e de vigilância sanitária do país recomendam a ida ao consultório odontológico apenas em casos de emergência ou urgência.
É importante destacar que os nossos consultórios odontológicos seguem rigorosamente as medidas de biossegurança, a fim de restringir os riscos de infecção para a população e os profissionais de saúde bucal. A medida de adiamento dos procedimentos eletivos só foi adotada em caráter emergencial, face à propagação da Covid-19.Já os casos de emergência odontológica, cujo atendimento continua vigente, são aqueles que expõem o paciente a potencial risco de morte, caso de sangramentos não controlados e traumatismos que envolvem os ossos da face, com comprometimento das vias aéreas. O cirurgião-dentista tem de estar a postos para agir nesses contextos.

Assim como nos casos urgentes, que são aqueles que, embora não ofereçam risco iminente à vida, devem ser resolvidos prontamente. Exemplos: dor de dente aguda, abscessos dentários ou periodontais que provocam dor localizada, fratura de dente com trauma no tecido mole bucal, tratamento odontológico prévio a procedimento médico e cáries extensas ou restaurações com problemas que estejam causando muita dor.

Se o caso se encaixar em uma das situações listadas acima, entre em contato previamente com sua Unidade de Saúde mais próxima para avaliar a necessidade de atendimento odontológico e informe se nos últimos 14 dias apresentou algum sintoma como febre, coriza, tosse, dor de garganta e falta de ar. Após o contato, o profissional responsável saberá como conduzir o caso e orientá-lo sobre a melhor providência a ser tomada.