Segurança

Segurança: auto de prisão em flagrante por videoconferência

As inovações tecnológicas estão ajudando diversos segmentos da sociedade. E é o caso da Polícia Civil que implantou o auto de prisão em flagrante por videoconferência e está sendo intensificada a implantação por todo o Estado em razão da pandemia. O novo sistema emprega tecnologia e inovação, trazendo mais eficiência ao trabalho policial e otimização dos serviços. O assunto foi mencionado na sessão de hoje (26/05) pelo delegado regional Vitor Bianco Junior, que usou o espaço destinado a Tribuna Livre, por solicitação do vereador Paulo Ferrarezi.

Ele informou que a nova tecnologia é bastante promissora. “Isso já está sendo implantado e as propostas que vem são bastante promissoras. A pandemia veio para agilizar os serviços virtuais”, enfatizou.

Ele ainda falou dos trabalhos em razão do baixo efetivo e lembrou que a Delegacia Virtual da Polícia Civil está em funcionamento. “Antigamente, eram 12 Boletins de Ocorrência registrados pela Delegacia Virtual e hoje temos seis boletins de ocorrência que são feitos presencialmente. O restante, todos podem ser feitos através da Delegacia Virtual”, comentou. Dos serviços prestados de forma presencial estão: homicídio, latrocínio, violência doméstica, furto e roubo de veículo e estelionato. Os demais podem ser registrados pela delegacia virtual o que está otimizando os serviços, conforme o delegado.

Disque denúncia

Hoje a Polícia Civil está com dois canais de disque denúncia. Um pelo 181 e o outro através do Whatsapp pelo número (48) 98844-0011 que foi lançado este ano, e que segundo o delegado Vitor Bianco Junior está recebendo bastante denúncia o que facilita a vida das pessoas.

Falta de efetivo

A falta de efetivo também foi abordada pelo delegado. “Somos em pouco para atender uma demanda muito grande, porém, as unidades de Criciúma têm uma estrutura boa, mas a situação de efetivo é bem problemática”, disse que estão trabalhando para construir um complexo da Polícia Civil, em Criciúma onde todas as unidades estariam reunidas em um único local, como Delegacia Regional, Ciretran e todas as unidades da Polícia Civil, o que haveria também diminuição de gastos, de acordo com Junior. Criciúma conta com 12 delegados.