Geral

Binário da Santos Dumont: obras avançam no São Luiz

A Avenida Santos Dumont se tornou um canteiro de obras da Prefeitura de Criciúma. Há três meses, a principal via do bairro São Luiz recebe a primeira etapa dos serviços de implantação do sistema binário que visa melhorar o fluxo de veículos e urbanizar a avenida, proporcionando mais segurança aos moradores. O investimento para executar as obras é de R$ 32.433.128,48, viabilizado via operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Com cinco frentes de serviços, a empresa Confer Construtora Fernandes, responsável pelas obras, executa a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais. “Essa etapa das obras abrange a construção de um canal, que começou a ser implantando nas proximidades do Teatro Municipal Elias Angeloni e vai melhorar o escoamento das águas”, pontua a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. “A Casan também está implantando a rede de esgotamento sanitário no bairro São Luiz”, complementa.

Para fiscalizar os trabalhos, a prefeitura firmou contrato com a empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, vencedora de processo licitatório. A primeira reunião técnica entre engenheiros da Administração Municipal e profissionais da empresa ocorreu na manhã desta terça-feira (9), no Paço Municipal Marcos Rovaris. “Com a prefeitura, a empresa terá a função de supervisionar e fiscalizar o andamento das obras, garantido a qualidade dos serviços executados”, conta a secretária.

Quatro faixas, calçadas e ciclovia

A implantação do sistema binário no bairro São Luiz consiste na duplicação da Avenida Santos Dumont, que contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a Avenida Centenário e a rua Pinheiro Machado. A via municipal contará com calçadas e ciclovia. Os trabalhos incluem, ainda, a pavimentação e a urbanização da Avenida Carlos Pinto Sampaio e da rua Fioravante Benedet, que serão duplicadas e contarão com calçadas e ciclovia.

A Avenida Imigrantes Poloneses, entre a rua Fioravante Benedet e a Rodovia Luiz Rosso, será renovada. A primeira etapa das obras de implantação do sistema binário da Avenida Santos Dumont deve ser concluída em 30 meses.

Trânsito alterado na Avenida Santos Dumont

Nos próximos dias, os motoristas que transitam pelo bairro São Luiz devem ficar atentos. Por conta das obras, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma interromperá o trânsito na Avenida Santos Dumont, nas proximidades da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil até as proximidades do Banco Bradesco (apenas referência), no bairro Pinheirinho. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, não há previsão para normalizar o trânsito no local.