Geral

Obras de implantação da UPA do Rio Maina avançam

Com aproximadamente 60 mil habitantes, o distrito do Rio Maina está prestes a ganhar uma nova estrutura que agilizará os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Há sete meses, o Governo de Criciúma trabalha para implantar a UPA no antigo imóvel da Policlínica do Rio Maina, situado na rua Santos Uggioni. No local, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá atendimentos aos casos de urgência e emergência.

Fiscalizadas pela prefeitura e executadas pela empresa Engetom Construção Civil, as obras de implantação da unidade seguem o cronograma estabelecido pelo governo municipal e serão finalizadas neste ano. “Estamos reformando 891 m² e ampliando 262 m² do imóvel para instalar a UPA. É mais uma grande obra que contemplará todo o distrito do Rio Maina e que requer um acompanhamento especial”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

Conforme a secretária, a empresa responsável trabalha na ampliação do imóvel e na troca do telhado da estrutura. “O sistema de tratamento de esgoto já foi implantando e todo o telhado será trocado para novas instalações, com estruturas metálicas. As instalações elétricas e hidráulicas também serão feitas”, pontua. O investimento para implantar a estrutura é de R$ 1.557.508,12, destinado pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e da Cidadania (Comdecon) de Criciúma.

“A UPA do Rio Maina vai concentrar atendimentos de complexidade intermediária. O cidadão terá à disposição, 24 horas por dia, salas com raio-x digital, eletrocardiograma e laboratórios de exames, além de um atendimento humanizado”, conta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. Realizadas na UPA Dr. Antônio Carlos Althoff, no bairro Próspera, cirurgias de menor complexidade também serão efetuadas na UPA do Rio Maina.

Policlínica do Rio Maina

Para executar as obras de implantação da nova UPA, a Prefeitura de Criciúma transferiu os serviços da Policlínica do Rio Maina para a Unidade de Saúde Wosocris/Rio Maina, localizada na rua Virgílio Mondardo, no bairro Wosocris. A unidade foi inaugurada há dois meses e recebeu investimento de mais de R$ 973 mil. “Investimos para melhorar o sistema de saúde pública da cidade e vamos continuar investindo, entregando novos postos de saúde e serviços de qualidade às pessoas”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.