Geral

Outubro Rosa terá programação nas Unidades de Saúde de Içara

A partir desta segunda-feira, dia 2, as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara entram em mobilização para o Outubro Rosa. Durante todo o mês, os locais estarão disponibilizando um acesso facilitado para as mulheres realizarem os exames preventivos contra o câncer de mama.

É importante as pacientes fazerem mamografias regulares, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O procedimento é um exame de imagem que pode detectar alterações nas mamas, mesmo que elas sejam muito pequenas. A partir dos 40 anos, o exame clínico de mamas (realizado pelo médico ou pelo enfermeiro) deve ser realizado anualmente. Também é aconselhado que elas aumentem a percepção sobre o próprio corpo, auxiliando a identificar variações naturais e suspeitas.

“O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, é importante conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Ao ser descoberta no início, a doença tem uma taxa de letalidade muito mais baixa”, observa Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

No terceiro sábado do mês, dia 21 de outubro, todas as USFs do município estarão de portas abertas para um Dia D. A ação é destinada a toda a família. “Será um Sábado Rosa com uma campanha multivacinação, voltado a todos os pacientes para a atualização da carteirinha do esquema vacinal. Teremos atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem e a realização de exames”, informa Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Básica.