Geral

Feira da Agricultura Familiar amplia espaço em Siderópolis

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Agricultura, ampliou a estrutura montada na Praça Central para a realização da Feira da Agricultura Familiar.  A ampliação do espaço proporcionou mais comodidade aos feirantes e aos consumidores.
A ampliação do espaço em 25 m², com a colocação de uma nova tenda, ainda proporcionou o ingresso de mais um feirante ao grupo de agricultores.
“Esse novo feirante comercializa hortaliças. Porém, um dos principais produtos dele é o agrião d’água. Será mais uma opção para a população, mais um atrativo”, ressalta o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Siderópolis, Ronaldo Remor.
Nas próximas semanas, mais um agricultor deve ser credenciado para atuar na feira. “Estamos analisando a possibilidade do credenciamento de mais um agricultor que trabalha com  produtos de origem animal. Temos mais agricultores interessados em ingressar na feira. O credenciamento é aberto a todos os agricultores familiares do município. Caso não exista interessado, ele é aberto a agricultores de municípios da região. Para fazer parte do grupo de feirantes, é necessário a comprovação de que  a pessoa vive da agricultura familiar”, informa o Engenheiro Agrônomo.
Atualmente, a feira conta com nove feirantes. Entre os produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar estão: ovos, queijo, salame, torresmo, frutas, hortaliças, bolachas e pães, mudas de árvores frutíferas, além de plantas e flores para jardinagem paisagismo.
Queda na comercialização após a pandemia

Após um mês suspensa, em virtude do decreto estadual de situação de emergência, a Feira da Agricultura Familiar retomou as suas atividades no dia 18 de abril, respeitando o protocolo de prevenção ao coronavírus. Mesmo assim, desde então, houve uma queda de cerca de 40% na comercialização de produtos, em relação ao comercializado antes do início da pandemia.
“As vendas diminuíram consideravelmente. Realizamos uma pesquisa de mercado, que apontou como público alvo da feira as pessoas acima de 55 anos. Como a maior parte dessas pessoas faz parte do grupo de risco, esse pessoal tem ficado em casa. Isso acaba refletindo na queda das vendas”, avalia Remor.
Atendimento

A Feira da Agricultura Familiar é realizada aos sábados, das 7 horas às 12 horas, na estrutura montada em frente à Igreja Matriz de Siderópolis.