Geral

SC registra frio intenso com temperatura de -7Cº na Serra

O frio foi intenso em Santa Catarina na noite desta quinta-feira, dia 30. Na Serra teve geada e a temperatura chegou a -7ºC. Nas demais regiões, as próximas horas também devem ser geladas, segundo a Epagri/Ciram, órgão meteorológico de Santa Catarina.

“Na região da Serra fez -7ºC e em alguns pontos um pouco mais. A temperatura deve ficar negativa também no Meio-Oeste e entre 1ºC e 5º C praticamente no estado inteiro e no Norte do estado em torno dos 9ºC, baixa, mas não tanto”, afirma o meteorologista da NSC TV, Leandro Puchalski.

Segundo Puchaski, com essa previsão, é possível que a menor temperatura do ano, de -8ºC em Urupema em 15 de julho, seja batida no amanhecer desta sexta-feira, dia 30.

Ao longo do dia a temperatura não deve subir muito, ficando entre 14ºC e 21ºC, pois o sol aparece entre nuvens, principalmente das cidades mais próximas ao Paraná.

Recomendações

Com o frio intenso e as baixas temperaturas, a Defesa Civil do estado recomenda atenção ainda maior com idosos, crianças, pessoas doentes e também com quem está em situação de rua.

É recomendável também que os animais de estimação sejam abrigados em noites de frio intenso. Além disso, a Defesa Civil orienta para a necessidade de se agasalhar bem e beber muita água.

Algumas orientações da Defesa Civil ajudam no frio e na prevenção de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus: Evitar locais fechados e com aglomerações e lavar sempre as mãos.

Na Serra catarinense fica Urupema, uma das cidades mais fria do país e um dos dois únicos municípios sem coronavírus, segundo o balanço estadual. Entre as medidas contra a doença está o fechamento de pontos turísticos.

A região serrana é uma das três que está em situação grave por causa da Covid-19, segundo o mapa de risco no estado, que tem 12 das 16 regiões em situação gravíssima.