Geral

Defesa Civil instala kits de transposição em Nova Veneza

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) realizou nesta quinta-feira, dia 06, a instalação de dois kits de transposição (Pontes), no lugar da antiga ponte Pierin Malgaresi, na comunidade de São Bento Alto, em Nova Veneza. O secretário da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr e o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira acompanharam a instalação. Foram utilizados dois kits de transposição unidos por um vão central. Desta forma, foi possível a transposição do rio com uma estrutura de 30 metros de comprimento.

“A instalação de kits de transposição, além de ser uma ação de resposta, é preventiva”, comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, as estruturas são montadas acima da cota de inundação, ampliando a vazão dos rios. “Quando investimos em estruturas de qualidade, estamos valorizando os recursos públicos com ações duráveis e eficientes”, completou.
O prefeito Rogério Frigo destaca a importância da parceria com a Defesa Civil. “Nova Veneza ganha uma nova ponte para sanar os problemas que tinham com as enxurradas. A nova estrutura traz mais segurança as pessoas que trafegam na comunidade, altém de viabilizar o escoamento da produção agrícola e o turismo forte nessa região”, pontuou.

As estruturas de concreto são pré-fabricadas e custam 50% menos que os padrões existentes no mercado. A instalação é resultado de convênio com a Prefeitura, que ficou responsável pela construção das cabeceiras, e a SDC, que faz o transporte e montagem. O investimento por parte do poder público foi de aproximadamente R$ 170 mil reais.

Os kits são viabilizados por meio do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina (Fundec).