Economia

Mais um estabelecimento de Urussanga registrado no SIM

Os estabelecimentos, de Urussanga, que possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) são orientados e fiscalizados pela secretaria de Agricultura para atender os requisitos necessários à produção de alimentos seguros e de qualidade. Desta forma, o mais recente estabelecimento registrado é de propriedade dos produtores rurais Wagner e Marli Bonetti que, segundo o Médico Veterinário da secretaria de agricultura do Município, Ruan Bruno Rodrigues, atendeu os requisitos presentes na Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, IN 05/2017.

“A unidade de beneficiamento de ovos de codorna Carbonetti investiu na construção de um espaço buscando produzir um alimento seguro, de qualidade e, ainda, gerar uma alternativa de renda para a propriedade. O processo de produção respeita o fluxo de produto, as medidas de higiene e a rastreabilidade necessária para produção de alimentos. Além disso, atende os requisitos presentes na IN 05/2017, do Ministério da Agricultura, o que a levou a obter o número de registro no SIM 022 e, com isso, está autorizada a comercializar ovos de codorna em conserva e in natura nos limites geográficos dos 12 municípios da AMREC”, explica Rodrigues.

Wagner Carboni Bonetti fala da importância do SIM. “Este registro nos concede a qualificação do produto e, consequentemente, a comercialização em todos os municípios da AMREC”, comemora o produtor rural acrescentando que já estão buscando mercado para a negociação dos ovos de codorna Carbonetti. “Estamos apresentando os produtos na região, buscando ganhar espaço nas prateleiras de mercados e feiras”. A propriedade do casal Bonetti está situada na comunidade de Santo Antônio do Fogo, ao lado do poliesportivo Luiz Carboni.

 

O Registro SIM e Estabelecimentos

O Serviço de inspeção municipal de Urussanga é responsável pela certificação de estabelecimentos que produzem produtos de origem animal e que tem interesse em vender seus produtos na região da AMREC. Para certificação dos estabelecimentos é necessário o cumprimento da legislação municipal vigente e o atendimento às normas de estrutura física. Cada atividade a ser desenvolvida necessita de uma estrutura e fluxo de produção adequada, medidas que minimizem o risco dos alimentos em causar doenças. Outras preocupações na área de produção de alimentos são bem estar-animal, fraudes econômicas e sanitárias.

Os estabelecimentos que possuem registro no serviço de inspeção municipal-SIM são orientados e fiscalizados pela secretaria de agricultura municipal para atender os requisitos necessários para a produção de alimentos seguros e de qualidade.

Cada estabelecimentos possui um número de registro no SIM e todos os seus produtos devem estar rotulados com o símbolo do serviço, número de registro e informações obrigatórias. Em Urussanga, seis estabelecimentos possuem o registro: DEZAN embutidos; Açougue HB; Açougue BENDO; BETH ovos; TREVISANI embutidos e, agora, Carbonetti ovos de codorna.