Entretenimento

Projeto “Todos pelo Bairro” visita comunidades de Criciúma

A cada bairro, esquina e rua de Criciúma uma mesma cena alegre se repetiu com um grande sorriso, crianças corriam para ver o homem aranha, a fada do dente, os unicórnios e receber um kit de higiene bucal. A ação “seu sorriso nos faz feliz” foi proposta pelo projeto “Todos pela saúde do Bairro”, um esforço coletivo da Unesc, do Bairro da Juventude e da Casa Mix para proporcionar mais qualidade de vida aos alunos atendidos pela instituição. Na oportunidade também foram entregues máscaras de proteção individual contra o coronavírus, uma necessidade identificada pela organização.

A iniciativa visitou as comunidades de maior vulnerabilidade social do município, realizando a entrega de 400 escovas de dentes, cremes e fio dental, doados pela Prefeitura Municipal de Criciúma. Além disso, os estudantes do curso de Odontologia da Universidade também socializaram orientações e fizeram a divulgação dos serviços gratuitos realizados pelo projeto para os alunos matriculados no Bairro. “Tem sido um período muito difícil. Essa visita do Bairro da Juventude, Unesc e Casa Mix certamente vai nos ajudar muito, principalmente as nossas crianças. O sentimento é de gratidão, nos deixa muito felizes tê-los aqui”, contou a moradora de Criciúma e mãe de três alunos, Tomázia Pereira Costa.

A rota contemplou os bairros Pinheirinho, Boa Vista, Renascer e Ana Maria, locais onde um mapeamento prévio apontou o maior número de estudantes matriculados na instituição. Ainda assim, a caravana realizou paradas pelo caminho para acolher o maior número de pessoas possível. “Já que nossas crianças não podem vir até o Bairro, hoje a gente foi até elas para entregar itens de higiene e alegria. O intuito é atender as crianças matriculadas, mas com certeza todas as crianças que vieram até o ônibus foram muito bem acolhidas. Além dos materiais de higiene, também foi identificada a necessidade de entregarmos máscaras de proteção, item que por muitas vezes é de difícil acesso na comunidade”, explicou a professora da Unesc, Patrícia Just de Jesus Vanni.

Os kits doados à comunidade foram recebidos pelo projeto ainda no início do ano. Devido a pandemia, com serviços paralisados, os materiais não foram usados. “Precisamos então nos reinventar. Faz quase sete meses que não temos o contato diário com nossas crianças, mas estamos aqui agora, na comunidade, oferecendo informações de prevenção, realizando doações e matando a saudade de cada um”, destacou a coordenadora de assistência social do Bairro, Daiane Bento.

A iniciativa “Todos pela Saúde do Bairro” garante com que as crianças atendidas pelo Bairro da Juventude tenham acesso a consultas e tratamentos com professores e acadêmicos dos cursos de Odontologia e Medicina e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, também envolvendo as áreas de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física.