Política

Posse 2021: diplomação dos eleitos será virtual neste ano

Depois de afetar diretamente o processo eleitoral a pandemia agora vai afetar também os eventos seguintes, como os atos de diplomação e posse dos eleitos. Responsável pelo cartório eleitoral de Içara, Marcos Antonio da Silva Moraes lembra que já há uma orientação do TSE neste sentido para a tradicional diplomação. O evento, que sempre levou eleitos e suplentes para o Cartório eleitoral, com direito a discursos e convidados este ano vai para o computador. Ato seguirá o mesmo modelo das formaturas de colégios e universidades. Será tudo online.

“a expedição dos diplomas dos eleitos e suplentes ocorrerá exclusivamente em formato digital, cuja disponibilização ocorrerá na rede mundial de computadores, no endereço www.tre-sc.jus.br/eleicoes/ (opção “Consulta ao diploma”). O ato de diplomação ocorrerá pela expedição dos diplomas e disponibilização na Internet, no dia 16 de dezembro de 2020, às 17 horas, dispensando-se a realização de cerimônia.”, resume.

Programadas para o dia 1 de janeiro a posse dos eleitos também deve seguir o mesmo caminho. Nada de teatros e auditórios lotados. Será algo simbólico.