Esporte

Grandes nomes do Skate confirmados no STU National

Grandes nomes do skate mundial, das modalidades Street e Park, já estão se preparando para voltar para as pistas na próxima semana. De 21 a 24 de janeiro, o STU Nacional toma conta do skatepark Altair Guidi, em Criciúma, em uma disputa que vale pontos para a corrida olímpica. A competição é responsável por abrir o calendário e o Ranking Brasileiro de skate no ano de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Chancelado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), entidade máxima do esporte no Brasil, e pela World Skate (WS), entidade máxima do skate a nível mundial, o STU National será também válido para o ranqueamento dos skatistas brasileiros na segunda janela de pontuação da corrida olímpica e contará com transmissão ao vivo para todo o Brasil na TV Globo, no programa dominical Esporte Espetacular, e do SporTV.

Luiz Francisco, o Luizinho, é o atual segundo no ranking pré-olímpico na modalidade Park e o brasileiro mais bem colocado na lista mundial. Aos 20 anos, o paulista de Lorena fala sobre o retorno às pistas:

“Estou muito feliz pelos eventos estarem voltando, estava há muito tempo sem encontrar os meus amigos. Estou voltando de lesão e vou andar de skate muito feliz nesta etapa do STU”, comemora Luizinho.

Entre as mulheres, Dora Varella é a brasileira que mais se destaca no ranking pré-olímpico da modalidade. Atualmente ela está em sexto lugar e animada por poder competir ainda este mês. “É muito bom começar o ano com uma competição, em uma pista de alto nível, depois de tanto tempo sem campeonatos. Estou muito animada para reencontrar todos os amigos, me divertir e dar o meu melhor, espero que eu consiga uma boa colocação e comece o ano bem para a corrida olímpica”, afirma a skatista.

Ainda no top 10 feminino no ranking, Isadora Pacheco ocupa a décima posição. Aos 15 anos, ela é natural de Florianópolis e está confiante em disputar um campeonato em seu estado. “Estou super animada pois passamos o ano inteiro de 2020 sem ter praticamente nenhum campeonato. É muito bom rever meus amigos, fazer o que mais gostamos e sentir esse clima de competição! Passei o ano passado treinando bastante e espero nesse campeonato conseguir colocar tudo em prática e me divertir muito, com todos os cuidados. E vamos torcer para que tudo possa voltar ao normal em um futuro próximo!” diz Isadora.

Além dos nomes já citados, Yndiara Asp, Victoria Bassi, Emily Antunes, Camila Borges, Pedro Quintas, PEdro Barros, Matheus Hiroshi, Murilo Peres, Luigi Cini, e Italo Penarrubia também estão entre os confirmados para a disputa da modalidade Park.

Quando o foco é Street, as skatistas brasileiras são destaque no ranking pré-olímpico. Em segundo lugar na classificação, Rayssa Leal é a caçula da Seleção Brasileira de Skate e nome confirmado no STU Nacional.

Na disputa masculina, Lucas Rabelo e Felipe Gustavo vão representar os brasileiros que integram o ranking pré-olímpico. Cearense de 22 anos, Rabelo tem altas expectativas para o STU National. “Estou muito feliz em poder participar desta etapa do STU em Criciúma. Além da importância natural do STU, que é o maior campeonato de skate do Brasil, ainda terá pontuação válida para a classificação Olímpica. Acabei ficando de fora da última etapa em SP em função de uma lesão no tornozelo, mas fiz tratamento durante as festas de final de ano e pisei no skate novamente dia 16 agora. Estou fazendo o meu máximo para chegar pronto para competir em alto nível”, explica.

João Lucas Alves (o “Xuxu”), Lucas Xaparral, Luiz Marchiori Neto, Patrik Mazzuchini, Ariadne Souza, Karen Feitosa, Virginia Fortes e Jessica Hoefler também estão confirmados para esta etapa.

Homologado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e pela World Skate, o STU National é viabilizado pela Prefeitura de Criciúma através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, com patrocínio da TNT Energy Drink, além da parceria com a New Era, Drop Dead e EOM Brasil (Escuela de Osteopatida de Madrid). O evento é realizado em parceria com o Verão Espetacular, da TV Globo, que conta com os patrocínios da Rexona Clinical, Piracanjuba, Dorflex e Nissan. A idealização e realização são da Rio de Negócios.

Lista de atletas brasileiros do ranking olímpico já confirmados (incluindo posição atual no ranking olímpico):

Park Masculino:

Luiz Francisco (2º colocado)

Pedro Barros (4º colocado)

Pedro Quintas (6º colocado)

Matheus Hiroshi (13º colocado)

Murilo Peres (16º colocado)

Hericles Fagundes (24º colocado)

Pedro Carvalho (28º colocado)

Luigi Cini (29º colocado)

Matheus Mello (31º colocado)

Felipe Caltabiano (38º colocado)

Vinicius Barbosa (42º colocado)

Augusto Akio (61º colocado)

Italo Penarrubia (62º colocado)

Hugo Montezuma (63º colocado)

Micael dos Passos (65º colocado)

Park Feminino:

Dora Varela (6ª colocada)

Isadora Pacheco (10ª colocada)

Yndiara Asp (13ª colocada)

Victoria Bassi (21ª colocada)

Leticia Gonçalves (22ª colocada)

Camila Borges (32ª colocada)

Erica Leguizamon (62ª colocada)

Emily Antunes (64ª colocada)

Ana Júlia Theodoro (65ª colocada)

Luana Iamamoto (66ª colocada)

Street Masculino:

Lucas Rabelo (19º colocado)

Felipe Gustavo (21º colocado)

Lehi Leite (90º colocado)

Rogerio Rodrigo Lopes (94º colocado)

Danilo do Rosário (106º colocado)

Lucas Carvalho (110º colocado)

Patrick Mazzuchini (116º colocado)

Gabriel Fortunato (133º colocado)

Luiz Neto (149º colocado)

Yuri Facchini (168º colocado)

Paulo Corrêa Ventura (179º colocado)

João Lucas Alves (199º colocado)

Gabryel Aguilar (204º colocado)

Marcelo Batista (213º colocado)

Elton Melonio (215º colocado)

Street Feminino:

Rayssa Leal (2ª colocada)

Virginia Fortes Aguas (10ª colocada)

Isabelly Ávila da Silva (16ª colocada)

Isabelle Menezes (23ª colocada)

Karen Feitosa de Barros (26ª colocada)

Ariadne Souza Silveira (27ª colocada)

Marina Gabriela Pinto (28ª colocada)

Jessica Hoefler (61ª colocada)

Giovana Dias (67ª colocada)

Rafaela Murbach (73ª colocada)

Karolene Lima (95ª colocada)

Sobre o protocolo STU Covid Free

 

Para a realização do evento, será utilizado o Protocolo STU Covid Free, desenvolvido pelo Dr. Carlos Wahle, coordenador médico da Plataforma STU, e que já foi aplicado com sucesso na etapa de São Paulo (dezembro/2020). O protocolo segue todas as diretrizes municipais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS), frente ao combate da pandemia da Covid-19, e prevê a realização das competições no cenário de restrição máxima. Isto é, em uma área totalmente isolada, sem a presença de público espectador e somente com a participação dos skatistas competidores e o mínimo de staff necessário para a operação do evento.

Restrição Máxima (acesso somente de skatistas competidores)

Testagem em massa de toda a população do evento

Sanitização do Ambiente

Uso de máscara e outros EPI’s obrigatório

Aferição de Temperatura

Distanciamento Mínimo