Geral

Retorno escolar 2021 com data definida na região Sul

O colegiado formado por secretários de Educação de toda a Região Carbonífera (Amrec) definiu as datas para retorno das atividades escolares municipais. A reunião de ontem resultou em datas distintas entre os municípios. Alguns deles iniciam no dia 17 de fevereiro, enquanto outros no dia 18, e Içara no dia 22 de fevereiro.

“Já estão definidas as datas de retorno. A gente aproveitou para conhecer os novos secretários e para falar sobre o início do ano letivo de cada município”, diz a presidente do colegiado de Educação da Amrec e secretária de Educação de Orleans, Maira Regina Luiz.

Nova reunião marcada

Ainda de acordo com a presidente, no dia 10 de fevereiro irá ocorrer uma nova reunião entre os secretários de Educação. Na ocasião, serão tratados os detalhes de logística e organização para o retorno nos dias previstos.

“Na reunião do dia 10 teremos, em mãos, os dados de uma pesquisa que estamos elaborando para sabermos sobre o retorno. O objetivo da pesquisa é saber sobre a vontade dos pais em relação às aulas presenciais e o quantitativo de alunos, além da faixa etária das crianças para termos dados concretos de quantas crianças vamos poder atender, assim como os horários e o transporte necessário”, explica Maira Regina.

Encontro dos prefeitos

Hoje, os prefeitos da Amrec irão se reunir para decretar oficialmente as datas do retorno às aulas e também para tratar sobre o convênio com o Governo do Estado para a recuperação das rodovias estaduais: o projeto Recuperar.

Içara é o único município que não iniciará as aulas entre 17 e 18 de fevereiro. A data foi marcada para o dia 22 de fevereiro. Isso porque, de acordo com a secretária de Educação de Içara, Rose Reynold, não há condições de voltar antes disso em função do processo seletivo dos ACTs (Admissão de Professores em Caráter Temporário).

“Ele estava previsto para ser realizado (prova) no dia 24, com a homologação/resultado final no dia 11 de fevereiro, mas a prova será realizada em 31 de janeiro. E como tivemos 1661 inscritos, com 2089 provas (porque existem candidatos que fazem prova para dois cargos), a gente transferiu”, explica Rose.

Ela ressalta que como os espaços das escolas estão reservados para as provas do Enem, não há possibilidade de aplicar a prova do processo seletivo antes disso. “Depois da homologação tem a chamada dos ACTs”, conclui Rose.

Retorno das atividades escolares:

Dia 17 – Urussanga;

Dia 17 – Morro da Fumaça;

Dia 17 – Cocal do Sul;

Dia 17 – Criciúma – Infantil – dia 08/02;

Dia 17 – Nova Veneza – Infantil – de 0 a 3 anos, retorno dia 03/02;

Dia 18 – Orleans;

Dia 18 – Treviso – Infantil – de 0 a 3 anos, não volta neste primeiro momento;

Dia 18 – Siderópolis;

Dia 18 – Forquilhinha – Infantil – dia 01/02;

Dia 18 – Balneário Rincão;

Dia 18 – Lauro Muller;

Dia 18 – Escolas Estaduais;

Dia 22 – Içara.