Esporte

Xadrez Criciúma reinicia atividades com competição online

A equipe de xadrez da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma está participando do 1º Memorial Dora de Castro Rúbio. O evento, que é exclusivo para o público feminino, está sendo realizado de forma online em sete rodadas, com ritmo de tempo de três minutos, com dois segundos de acréscimo. A competição pode ser acompanhada por meio do link https://rumoamaestria.com.br/.

As campeãs e vices de cada seletiva, assim como as duas melhores atletas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, se classificam para jogar a fase de oitavas de final da competição, que deve iniciar no final do mês. O evento tem inscrição gratuita e oferecerá mais de R$ 2,4 mil em premiações, além de extras e materiais enxadrísticos.

A competição é organizada pelo projeto Damas em Ação, formado pelas integrantes da equipe olímpica feminina brasileira de xadrez. O objetivo é valorizar o xadrez feminino brasileiro e sua história, estimular a prática da modalidade entre as mulheres e incentivar e valorizar as atletas das categorias de base do Brasil. Neste evento a homenagem é feita para a enxadrista Dora de Castro Rúbio, primeira campeã brasileira feminina de xadrez da história, em 1957. Ela também foi campeã das edições de 1960, 1961 e 1962 e um dos grandes nomes da história do xadrez brasileiro.

“Esta é uma boa oportunidade para nossas enxadristas colocarem em prática o que treinaram nas últimas semanas, além de possibilitar que conheçam um pouco da história do xadrez feminino brasileiro, enfrentando atletas das mais diferentes regiões do Brasil. Certamente será uma ótima oportunidade de treinamento e intercâmbio para nossas enxadristas”, destaca o técnico de xadrez da FME Criciúma, Claudionor Pirola.