Geral

A preocupação agora é com a nova variante da Covid-19 em SC

A transmissão local da variante brasileira da Covid-19, denominada como P.1, foi identificada em Santa Catarina. A informação foi emitida em comunicado do laboratório da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) enviado à Dive (Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica), nesta quinta-feira (4).

De acordo com o pesquisador da universidade, Glauber Wagner, a variante foi detectada em três pessoas no Estado.

A suspeita surgiu na última semana, conforme explica o pesquisador da UFSC.

Glauber Wagner informa que as amostras foram enviadas para análise em um laboratório parceiro, uma startup catarinense financiada pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), que faz parte do grupo de trabalho com a Covid-19 da universidade.

As análises apontaram para a confirmação da variante brasileira, a P.1, em Santa Catarina. A informação foi formalizada e comunicada à Dive nesta quinta-feira e, agora, os testes serão enviados para a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, para uma nova verificação e uma declaração oficial de que se trata da variante P.1.

“Realizamos quase 100% do genoma, então é um resultado de muita credibilidade. Tenho certeza que se trata, sim, da variante P1”, conclui o pesquisador da UFSC.