Geral

Na cidade de Içara aulas seguem no modelo híbrido

Enquanto Criciúma faz os últimos ajustes para retornar ao modelo 100% presencial, em Içara o ensino vai seguir no modelo híbrido. A informação é da Secretária Rose Reynaud. “Tem funcionado dentro do Esperado e por isso vamos manter o modelo que está sendo usado neste momento que é o híbrido. Até porque vamos seguir as normas sanitárias que estão sendo orientadas pelo Governo do Estado. Claro que sabemos que há defasagem, mas não há como recuperar isso em um único ano. Esse processo de recuperar o tempo perdido tem que ser gradual”, avalia a secretária

Com sistema inédito, Içara terá transporte escolar inteligente 

Governo Municipal de Içara, através da Secretaria Municipal de Educação, dá um grande salto em seu transporte escolar. Dentro de 15 dias, inicia em caráter experimental um projeto de monitoramento via satélite com benefícios que vão desde ter o controle da frota até a frequência de alunos, implantando de fato um sistema de inteligência artificial no serviço. Com a informatização por georreferenciamento, será possível dar mais segurança e qualidade ao atendimento de 5 mil alunos em até 70 veículos.

Esse é o primeiro sistema de transporte escolar do país que permite a visualização dos veículos e dos alunos em tempo real. Com o serviço oferecido pela Frotus Sistemas, os gestores terão acesso em tempo real, através de um painel de controle, a tudo o que acontece, desde a velocidade dos veículos, consumo de combustível até a quantidade de alunos transportados. A Secretaria de Educação poderá entender melhor a realidade dos alunos e relacionar os motivos das suas faltas com possíveis vulnerabilidades sociais.

“Içara é o município que mais transporta alunos em toda a região sul do estado. Esse projeto vai assegurar mais segurança ao nosso transporte e também nos ajudar a otimizar custos na operação”, ressaltou a prefeita Dalvania Cardoso. “Esta ferramenta facilitará a localização dos alunos que utilizam o transporte escolar favorecendo a busca ativa e contribuindo, em consequência, para diminuir a evasão escolar”, destacou a secretária de educação Rose Reynaud.