Segurança

PM interdita 500 estabelecimentos na pandemia em SC

Se engana quem pensa que o único inimigo em tempos pandêmicos é o coronavírus. Por trás de um momento delicado de toda a sociedade, há um trabalho de combate a quem insiste em menosprezar a disseminação do vírus que já matou, em todo o mundo, quase 4 milhões de pessoas.

Em Santa Catarina, com uma taxa de letalidade em 1,6, pouco mais de 17 mil pessoas foram vitimadas pelo vírus, segundo boletim informado pelo Governo de Estado, nesta terça-feira (6).

Se por um lado incontáveis pessoas preencheram a mórbida estatística, por outro, uma não menos lamentável lista também é diariamente alimentada: a de interdições a estabelecimentos.

Desde que Santa Catarina viu seu decreto de emergência ser assinado, em 17 de março de 2020, mais de 500 estabelecimentos já foram interditados em trabalho de monitoramento do cumprimento das regras.

A informação foi dada pelo presidente do Conselho Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial (Bombeiros, IGP, Polícias Civil e Militar), coronel Charles Vieira, em entrevista ao projeto Fala, Catarinense, da equipe de comunicação do Governo de Estado.

Apesar de não dar o dado exato, o comandante do colegiado mencionou o trabalho das equipes de fiscalização de Santa Catarina.

“Ultrapassamos mais de 500 mil fiscalizações, isso representa mais de mil por dia. Só a Polícia Militar interditou 500 estabelecimentos que descumpriram as medidas de prevenção ao coronavírus”, revelou o coronel que preside o conselho e é lotado no Corpo de Bombeiros.

Esse dado representa mais de um estabelecimento fechado por dia já que, do dia que entrou em vigor o decreto de emergência [17/03/20] até a disponibilização da entrevista, no último dia 30 de junho, passaram-se 468 dias.

Números da Covid-19 em SC

Santa Catarina tem 1.063.393 pacientes com confirmação de infecção pelo coronavírus, sendo que 1.029.043 se recuperaram e 17.286 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta segunda-feira (5). A Covid-19 causou 17.064 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,6%.

Em comparação com o dia anterior, houve mais 50 óbitos registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 1.313 e outras 2.630 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Esses dados resultam num recuo de 1.367 no número de casos ativos.