Segurança

Polícia Civil identifica e encaminha prisão de dupla po extorsão

A Divisão de Repressão a Roubos (DRR/DIC Criciúma) da Polícia Civil, coordenada pelo Delegado Yuri Miqueluzzi, finalizou investigação com duração de 12 meses para apurar autoria de extorsão por meio eletrônico. Duas pessoas foram indiciadas (homem, 35 anos, e mulher, 22 anos), ambos residentes no Rio Grande do Sul.

O crime ocorreu em dezembro do ano passado, quando a vítima foi coagida mediante grave ameaça a transferir valores para uma chave PIX. A investigação de natureza complexa envolveu diversas medidas cautelares e resultou na identificação da pessoa que realizou a coação por meio eletrônico e da pessoa que cedeu a conta bancária para o recebimento de valores. A dupla teve seu indiciamento formalizado por extorsão qualificada e a Polícia Civil encaminhou pedido para a decretação de prisão preventiva dos envolvidos.

Golpes por aplicat./telef. exigindo PIX

A Polícia Civil de Santa Catarina registra que nos últimos meses houve acréscimo de ocorrências em Criciúma e região envolvendo golpes com exigências de pagamento mediante grave ameaça. Dois tipos de golpes estão sendo aplicados com frequência e demandam atenção:

Os criminosos ligam para estabelecimentos comerciais e relatam estar observando o local. Alegam ser de facções criminosas e que o comércio será invadido por pessoas armadas caso não seja feito pagamento.
Outro tipo de golpe ocorre quando a vítima interage em aplicativos de namoro. Após conversar com a mulher, alguns minutos depois o suposto marido enganado da mulher passa a exigir valores mediante grave ameaça, também dizendo ser de facção criminosa.

A orientação é evitar realizar qualquer tipo de pagamento e fazer a comunicação imediata à Polícia Civil e/ou Polícia Militar com todas as informações que foram possíveis coletar.