Geral

Primeiro caso da variante Delta é confirmado em Tubarão

Um dos mais de 20 casos da variante Delta confirmados pelo Estado nesta sexta-feira (27) foi registrado em Tubarão. A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV).

Em 19 de agosto, Santa Catarina já havia declarado a transmissão comunitária desta variante em Santa Catarina. Com isso, até o momento foram confirmados 63 casos da variante Delta do coronavírus – conhecida por ser mais transmissível – em 28 municípios catarinenses.

Desse total, 26 casos são considerados casos autóctones (de transmissão dentro do estado), sete casos importados (transmissão fora do estado) e 30 estão em investigação sobre o local provável de infecção. Dos 63 casos, dois evoluíram para óbito.

A estratégia em Santa Catarina é selecionar amostras para realização de testes preliminares que identifiquem as possíveis infecções por variantes.

Assim, é possível monitorar as mutações e variantes que circulam no estado, bem como compreender os padrões de dispersão e evolução do vírus durante a pandemia em curso e o possível impacto na epidemiologia da COVID-19.

“Diante desse cenário, as medidas de prevenção devem ser mantidas. O uso das máscaras, em todos os ambientes, é uma das melhores formas de proteção, assim como o distanciamento social, a manutenção dos locais ventilados e a higiene das mãos. Outra ação de fundamental importância é a vacinação da população, que continua avançando no Estado de Santa Catarina”, alerta o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Os municípios com o registro de casos são: Araquari (2), Balneário Camboriú (1), Balneário Piçarras (1), Barra Velha (1), Biguaçu (1), Bom Jardim da Serra (4), Bombinhas (1), Camboriú (3), Campo Alegre (1), Chapecó (2), Navegantes (3), Itapoá (1), Florianópolis (3), Garopaba (1), Itajaí (3), Mafra (2), Jaraguá do Sul (1), Ituporanga (1), Joinville (12), Rio do Sul (1), Palmitos (1), São Francisco do Sul (8), São José (3), São Joaquim (1), Capivari de Baixo (1), São Bento do Sul (2), Santo Amaro da Imperatriz (1) e Tubarão (1).