Segurança

Dica: especialista alerta para perigos em dunas após acidente que vitimou menino de apenas 10 anos em Laguna e chocou a região

A morte de um menino, após o desmoronamento de uma duna, em Laguna, acende o alerta sobre a segurança desses locais. Apesar da beleza, as dunas escondem diversos perigos.

“A partir do momento que se tem uma desestabilização nas dunas, como um buraco, a tendência é de que a areia se conforme novamente para se estabilizar. Essa conformação acontece através desse desmoronamento”, explica o mestre em engenharia civil e professor de Mecânica dos Solos da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina), Aziz Tebechrani Neto.

Presentes nas áreas litorâneas, as dunas são morros formados por grãos de areia mantidos agrupados através da ação do vento ou da água. Elas são formados devido ao atrito entre partículas

“Porém os grãos não tem coesão entre si, ou seja, eles ficam numa condição solta, pronta para se adaptarem a essas mudanças. Uma dessas mudanças é a retirada de areia, que foi o que aconteceu neste local. Qualquer impacto pode causar isso”, alerta o especialista.

O desmoronamento de terras é algo que pode acontecer em diversos tipos de solo. De acordo com o tipo de solo esse desmoronamento pode ocorrer de forma mais difícil ou mais fácil, como o caso das dunas.

“Esses desmoronamentos podem acontecer em encostas e taludes também, como vemos ao longo da estrada. Porém os solos nestes casos tem uma coesão, sendo mais difícil seus deslizamentos. No caso da areia, onde não há coesão, os deslizamentos acontecem de forma mais fácil”, comenta.

Nas obras de prédios, casas, entre outros, destaca ele, o deslizamento de solo pode ocorrer. Principalmente, durante a construção de valas e tubulão. Um tubulão é uma estaca de fundação de grandes dimensões em que um operário tem que descer para alargar o fundo.

“Por conta disso já ocorreram casos em que o solo cedeu e acabou sufocando o operário. Creio que este caso foi semelhante. O menino infelizmente desceu no buraco e infelizmente a areia cedeu neste mesmo momento”, lamenta o especialista.

Dunas em constante mudança

As dunas devido aos ventos estão em constante mudanças. Apesar disso, a tendência é que as dunas sempre mantenham a mesma forma e angulação.

“Se há uma mudança nessa inclinação a tendência é de que a duna se conforme novamente para a mesma angulação. E infelizmente isso aconteceu no momento em que o menino estava lá dentro”, analisa o professor.

Cuidados quando estiver em uma duna

Utilizadas de diversas formas, como para a prática de esporte, as dunas exigem alguns cuidados das pessoas. É preciso que se saiba que qualquer grande mudança pode terminar em desmoronamento. É recomendável que crianças brinquem nesses locais com supervisão adulta.

“Evitar que se faça mudanças no formato das dunas, manter ela na mesma inclinação. Qualquer grande mudança pode causar um grande desmoronamento”, destaca o professor.

Outro perigo escondido é que buracos feitos nas dunas, podem aguentar por algum tempo e passar a sensação de segurança.

“Um buraco pode até aguentar por algum tempo, porém por não haver resistência alguma um simples vento pode causar o desmoronamento. Então a recomendação é de que se tome cuidado com isso”, alerta o professor.

Acidente e soterramento em duna

Arthur Corrêa Nunes, 10 anos, brincava com outras crianças em uma duna na praia da Galheta, neste domingo (29) em Laguna, no Sul de SC. Eles estavam cavando buracos no local quando o menino teria caído em um desses buracos. As dunas, então, colapsaram e soterraram o menino.

O acidente ocorreu nas proximidades da SC-100, na entrada da praia da Galheta. Vizinhos fizeram a retirada do menino das dunas e iniciaram os primeiros socorros.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, bem como o helicóptero da Polícia Civil tripulado pela equipe do SAER/SARASUL, para o atendimento. Porém, após 1h20 de tentativas, não houve sucesso na busca de reanimar o menino e foi constatada a morte.