Economia

Via-Pian: o crescimento de quem soube tirar o melhor da crise

A trajetória do empresário Anderson Spilere é semelhante à de muitos brasileiros, que em busca da realização de um sonho e de melhores condições de vida partem para o exterior. No caso de Anderson o destino escolhido foi a Alemanha. Após anos de muito trabalho fora do Brasil, mas cheios de ideias e vontade de fazer diferente, retornam e buscam empreender.
Neste contexto, Spilere é um exemplo de sucesso. Abriu uma lanchonete inspirado em um modelo alemão. Após algumas mudanças e alterações nasceu a Vapiano, como já foi contado em outra edição: ‘vá piano”, ou seja, “vá devagar”. Aquele que vai devagar, chega longe. Fato consumado! Hoje a Via-Pian se tornou uma rede instalada em vários municípios da região carbonífera.
A evolução
O empreendimento começou em Criciúma no Distrito de Rio Maina, em 2013. Em 2019 já eram cinco empreendimentos. Hoje, quatro cidades podem contar com as delícias oferecidas: Criciúma, Siderópolis, Içara e Forquilhinha. Além dos lanches e petiscos, também são servidas saborosas pizzas e hambúrguer. “Crescemos, geramos empregos, mas continuamos mantendo nosso perfil de oferecer bom atendimento, qualidade no que servimos e preços acessíveis a todos”, assinala o empresário.
Além das lancherias, pizzarias, restaurante, bistrô e cantina, a rede Via-Pian conta ainda com um centro de distribuição onde os alimentos são recebidos e, depois, distribuídos às casas; frigorífico próprio onde é feita a desossa do gado, e enviadas as carnes às casas e feito, também, os hambúrgueres.
Parceria, ao longo dos anos, foram firmadas levando à ampliação e à diversificação de segmento. Anderson revela que a pandemia balançou bastante as empresas, “mas graças a Deus estamos chegando ao final deste momento de dificuldades mundial. Estamos firmes”, afirmam Anderson e sua esposa Gisele.
Ainda durante a pandemia o grupo Via-Pian cresceu com a aquisição da Lug’s Criciúma e Delivery’s que é o caso da Chico Pizza (centro da cidade de Criciúma) e a Lóris pizzaria, inaugurada recentemente em Caravaggio e que leva esse nome em homenagem ao pai de Anderson (in memoriam). Por último,  inaugurada há um mês a Fruteira Colombo, próxima ao trevo do distrito de Rio Maina.
Diante das dificuldades, dos percalços e inseguranças, segundo Anderson, há também a felicidade de ver as coisas dando certo e, aos poucos, voltando ao normal. “Temos como base, primeiramente, acreditar em Deus antes de quaisquer coisas; acreditar que podemos fazer qualquer coisa, fazer algo diferente; acreditar em nosso potencial e seguir, sempre, três princípios básicos: honestidade, entender e amar o que faz, e coragem”, pontua o empresário.
Atendimento impecável
Ambientes aconchegantes, tele-entrega, música ao vivo, promoções especiais, tempero inigualável… Tudo isso e muito mais podem ser encontrados nas seis casas. Ficou com água na boca? Está curioso? Visite as redes sociais: no Facebook os endereços são: Lancheria Via-pian, Cantina Via-pian eViapian Bistrô.
No Instagram: @LancheriaViaPian, @viapianbistro, @cantinaviapian, @lorispizzariaelancheria, @chicopizzas, @lugscriciuma e @hortifruti.colombo.