Geral

A 4ª dose contra a Covid-19 depende do Ministério da Saúde

A 4ª dose da vacina contra a Covid-19 deve ser indicada para pessoas acima de 80 anos em todo o Brasil, segundo anúncios preliminares do Ministério da Saúde. Entretanto, a medida ainda passará por análises de uma equipe técnica antes de ser aprovada.

O anúncio oficial deve vir nas próximas semanas, e em Santa Catarina, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) informou que aguarda pronunciamento do órgão para seguir com o que será estabelecido no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19).

A decisão deve partir do pressuposto que os idosos são mais vulneráveis devido a imunossenescência, que é o envelhecimento do sistema imunológico. Isso faz com que infecções e doenças autoimunes sejam mais transmissíveis nesta parcela populacional, que também sofre com a redução da resposta vacinal por conta da idade.

Conforme a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, a partir de quatro meses após a 3ª dose, já há uma diminuição da proteção conferida pela vacina aos idosos. Seis meses seria o prazo máximo para um reforço, segundo a especialista.

Até o momento, a aplicação da quarta dose já estava sendo feita em todos os Estados brasileiros para pessoas acima de 12 anos com imunossupressão. Encaixam-se neste grupo pessoas que nasceram com falhas no sistema imunológico decorrente de doenças congênitas, chamadas de imunodeficiências primárias.

Ainda, podem ser também consideradas pessoas com imunodeficiências secundárias, como é o caso de pacientes com HIV, pessoas em tratamento de câncer ou quem passou por um transplante e necessita dos imunossupressores.

Segundo dados do Vacinômetro, 85,01% da população de Santa Catarina já foi vacinada com a primeira dose contra o coronavírus. Ao todo, foram aplicadas 6.165.709 doses.

Por sua vez, somente 5.644.155 catarinenses completaram o esquema vacinal com as duas doses.

Enquanto isso, 277.285 pessoas receberam a dose única da vacina, que não necessitava a aplicação da segunda dose.

Já na dose de reforço, somente 2.143.472 catarinenses optaram pelo imunizante, e outras 52.556 pessoas que receberam a vacina Janssen retornaram para receber sua segunda dose de reforço.