Esporte

É hoje: Criciúma reencontra o torcedor diante do Guarani

A Série B do Campeonato Brasileiro volta a ser o compromisso principal no agitado calendário do Criciúma. Depois de eliminar o Guarani de Palhoça na segunda divisão do Estadual, na última segunda-feira, dia 8, o Tigre foca as atenções em outro Guarani, agora o de Campinas (SP), que será seu adversário pela 23ª rodada do torneio nacional. Os dois times se encontram nesta quarta-feira, dia 10, no estádio Heriberto Hülse, a partir das 21h30.

Tigre e Bugre chegam para o confronto em momentos distintos. Enquanto o Criciúma não perde há três rodadas, vem de dois empates como visitante e abriu uma considerável distância para a zona de rebaixamento, o Guarani não vence há cinco partidas e patina para deixar a área de queda para a Série C. Além desse cenário, ambos lidam com uma intensa chuva que assola a região carbonífera e deve influenciar no estado do gramado para a partida.
Continua após anúncio
Fim do anúncio

Confira os destaques das duas equipes:

Criciúma

O Criciúma chega para a partida contra o Bugre com apenas um desfalque por suspensão. O zagueiro Rayan foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com dois jogos de gancho pela expulsão contra o Brusque e está fora do compromisso desta quarta-feira. Além disso, o técnico Cláudio Tencati precisa lidar com os problemas de lesão. Os volantes Arilson e Rômulo e o lateral direito Cristovam continuam fora da equipe, a exemplo dos atacantes Tiago Marques e Rafael Bilu.

Em contrapartida, Claudinho volta após quase um mês longe dos gramados e está à disposição para ocupar a titularidade na lateral direita. Seu retorno representa um alívio para Tencati, que chegou a improvisar o volante Renan Areias na função devido aos desfalques que teve no setor. O zagueiro Henríquez e o volante Léo Costa, que não participaram da eliminatória contra o Guarani de Palhoça, na Série B Estadual, também com problemas físicos, voltam a ficar disponíveis para a comissão técnica.

Provável escalação: Gustavo; Claudinho (Renan Areias), Rodrigo, Henríquez e Marcelo Hermes; Léo Costa, Gustavo Cazonatti, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Thiago Alagoano e Lohan

Guarani

O Guarani não sabe o que é vencer desde o dia 9 de julho, quando surpreendeu o líder Cruzeiro e ganhou por 1 a 0, em Campinas. De lá pra cá, a equipe dirigida por Mozart perdeu três jogos e empatou outros dois. Com esse cenário, o Bugre segue dentro da zona de rebaixamento, com 19 pontos, e sem chances de sair neste momento.

Para mudar esse cenário, o Guarani foi ao mercado e anunciou uma série de contratações nos últimos dias. O último foi o atacante Bruno Miranda, que engordou uma lista que já teve outros oito contratados. Alguns deles já devem começar jogando, inclusive, casos de Mayk, lateral esquerdo, Richard Rios, volante, Jenison, atacante. Regularizados, eles viajaram para Criciúma junto da delegação.

Entretanto, apesar dos novos reforços, Mozart tem desfalques importantes. Giovanni Augusto, ex-Criciúma, se recupera de lesão de grau dois na coxa direita, sentiu dores e não viajou com o grupo. O mesmo vale para os atacantes Nicolas Carecas e Júlio César, que estão com problemas físicos e ficaram em Campinas.

Provável escalação: Kozlinski; Diogo Mateus, João Victor, Derlan e Mayk (Jamerson); Leandro Vilela, Richard Rios (Rodrigo Andrade) e Isaque; Yago, Bruno José e Jenison (Yuri Jonathan)

Arbitragem

A partida entre Criciúma e Guarani terá o comando de árbitro FIFA: Rodolpho Toski Marques, do Paraná, apita o jogo com o auxílio de Rafael Trombeta e Victor Hugo Imazu dos Santos, ambos do mesmo estado do árbitro principal. Será o nono jogo dele na atual temporada da Série B, sendo o segundo do Tigre. O primeiro foi na vitória por 3 a 2 sobre a Chapecoense, na Arena Condá.

Auxiliam Toski Marques na cabine de vídeo Rodrigo Carvalhaes de Miranda e Diogo Carvalho Silva, ambos do Rio de Janeiro.

Retrospecto

Apesar de estar em desvantagem no confronto geral (apenas nove vitórias em 27 jogos), o Tigre costuma se dar bem quando recebe o Guarani em Criciúma. Em 15 partidas no Heriberto Hülse, foram oito vitórias carvoeiras e apenas dois triunfos bugrinos. Inclusive, a última vez que o Guarani venceu no Majestoso foi há mais de 20 anos: em 2001, em um amistoso que terminou 4 a 2 para os paulistas. A única vitória em jogo oficial foi no Brasileirão de 1997.

O último encontro entre as duas equipes em Criciúma terminou com vitória carvoeira. Foi em 2019, pela Série B. Na ocasião, o Tigre venceu por 1 a 0, gol marcado por Léo Gamalho.