A comitiva de vereadores de Nova Veneza chegou da Itália no último domingo com resultados que devem ajudar a manter a cidade como referência na região em cultura italiana e turismo. Os parlamentares Aroldo Frigo Junior, Rodrigo Vitalli Spillere, Bete Bortolotto e o presidente da Câmara, Evandro Gava, trazem na mala o documento que sela o pacto de amizade entre Nova Veneza e Peschiera del Garda.
“Não é à toa que Nova Veneza vem se destacando no Estado e já é reconhecida nacionalmente, isso é fruto do trabalho de muitas pessoas em manter viva a cultura trazida pelos imigrantes e que encanta tanta gente”, argumentou o presidente Evandro.
Conforme o vereador Aroldo, na prática, o pacto de amizade traz benefícios também econômicos e sociais. “Assim como Malo, que já é cidade irmã e com a qual estamos agora retomando o projeto de intercâmbio estudantil, com Peschiera vamos estreitar e facilitar o acesso de cidadãos e empresários entre as cidades”. A autoria do projeto é dos vereadores Aroldo Frigo Junior e Rodrigo Vitali Spilere.
A prefeita de Pescheira del Garda, Orieta Gaiulli, ressaltou a importância dos neovenezianos que residem em Pescheira del Garda. “Vocês suprem a mão de obra faltante e fizeram o inverso com muito mais facilidade do ocorrido de seus imigrantes que construíram a história no Brasil”.
Vereadores visitam Bevilacqua
Na passagem pela Itália o grupo também visitou a cidade de Bevilacqua, onde foi eleita a primeira brasileira vereadora na Itália, que é nascida em Nova Veneza, a jovem Giovana Ronconi Guidarini.
Todos os atos institucionais foram acompanhados pela Cônsul Honorária do Brasil em Veneza, a senhora Helen H. Gnocchi.
Na ocasião, os parlamentares entregaram um ofício encaminhado pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) com intuito de estreitar o relacionamento entre os estados de Santa Catarina, no Brasil, e do Veneto, na Itália.