Política

Vereadores de olho na saúde pública em Forquilhinha

Os vereadores de Forquilhinha estiveram com a equipe da Secretaria de Saúde para verificar as ações de combate à Covid-19. Os procedimentos realizados no Centro de Triagem e os protocolos utilizados para a realização dos exames que detectam o novo coronavírus foram detalhados nesta quinta-feira, dia 1, pela equipe.

Mais de 430 pessoas estão com o vírus ativo no organismo, o que gera uma preocupação no município. “Precisamos entender o que está acontecendo e o que está sendo feito para poder colaborar. Trabalhando em conjunto fica mais fácil enfrentar os problemas com a pandemia”, declara o presidente do Legislativo, Célio Elias (PT).

Na avaliação dos profissionais de saúde, o aumento de casos no município é proporcional ao relaxamento da população nos cuidados preventivos. “Muitos continuam sem máscaras e não se cuidam, descumprindo as ordens estabelecidas em decreto”, disse o secretário de Saúde, Diego Melo, acrescentando que a fiscalização será reforçada.

O Centro de Triagem vai receber uma nova estrutura em lona, na próxima semana, para acomodar melhor os pacientes. “Descartamos a sugestão de mudança de endereço para manter os pacientes próximos ao Pronto Atendimento, facilitando o atendimento de urgência quando há necessidade de estabilização”, declara o secretário de Saúde.

Os vereadores Dinho Rampinelli (PL), Felipe Dordete (PP) e Marilda Casagrande (PP) também marcaram presença na reunião com a equipe de Saúde. Em Forquilhinha, até o momento, mais de 5,5 mil pessoas foram contaminadas pela Covid-19, sendo que 5075 estão recuperadas. Na vacinação contra a Covid-19, mais de 7,3 mil pessoas receberam a primeira dose e 2 mil a segunda. O Centro de Triagem Coronavírus permanece com o atendimento diário das 7 às 19 horas.