Economia

Inovação: como tornar o negócio exponencial e escalar?

Uma das grandes questões para quem empreende é dar o próximo passo para crescer. O desafio das organizações que está ligado a essa máxima é o de gerar resultados, se adaptando ao mood exponencial. Mais do que moda ou tendência, em organizações públicas e privadas, inovar é preciso, frente a uma realidade cada vez mais competitiva e provocadora. Mas, como fazer para atingir a mudança de cultura necessária para alcançar ritmo e escalabilidade? É possível se apropriar do estilo startup em empresas com perfil mais conservador e avançar? Como colocar na prática esse movimento? Ações realizadas na região, como a própria Cidade do Conhecimento e missões frequentes para outros Estados e países em busca de informações, sinalizam a necessidade e o desejo da quebra de paradigmas para fortalecer a cena de inovação e o consequente crescimento das organizações regionais.

O ecossistema de inovação, que vem se materializando na região com iniciativas diversas, reúne três grandes pilares: academia, poder público e iniciativa privada; todos em busca de alternativas e soluções que têm como propósito colocar a região em outro patamar de crescimento. Para movimentar os segmentos envolvidos, surgiu a ideia de tirar os profissionais do seu habitat a fim de que possam vivenciar experiências que farão a diferença, possibilitando fomentar novos modelos de negócios. A intenção é proporcionar conexão entre players diversos, criando novas oportunidades para ampliar o pensamento, numa imersão no Learning Village, em SP, hub criado pela HSM e Singularity Brasil. O espaço é destinado a apoiar empresas na jornada de inovação a partir de programas, projetos, ferramentas e metodologias para desenvolver pessoas e gerar valor.

O hub foi palco para mais de 400 eventos voltados para a formação de líderes no ano passado e em abril irá receber um grupo de profissionais do Sul catarinense. O projeto está sendo desenvolvido pela Bossa Experiências Criativas, que objetiva estimular o movimento de inovação. “A imersão oferecerá muito conhecimento, principalmente para quem está buscando saber mais sobre a inovação aberta” alerta Lúcia Búrigo, sócia da Bossa e professora. “A intenção é voltar de lá com outro olhar para as soluções de negócios locais. Esse é um chamado a pessoas que estejam repensando suas práticas para crescer, sejam elas do varejo, da indústria, lideranças das mais diversas áreas, profissionais liberais, consultores, professores, pesquisadores… todos sairão de lá com novas possibilidades”, enfatiza.

O programa inicia com recepção, às 8h30min do dia 17 de abril, e segue até as 19 horas. Durante a programação, haverá pitchs, painéis, apresentações de cases e palestras, discussões de oportunidades e outras atividades. Para mais informações, assim como inscrições para o evento, basta entrar em contato com o (48) 99167-0755.