Geral

Diocese de Criciúma ordena cinco diáconos neste final de semana

Impulsionados pelo Espírito Santo e seguindo os passos de Jesus Cristo, os seminaristas André Cardozo Dalló, Douglas Cândido Réus, Eduardo da Silva Martins, Jader Bada Varela e Rafael Chaves de Lima, foram ordenados diáconos sob a imposição das mãos do bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach. A Solene Celebração Eucarística foi realizada neste domingo, dia 5, no Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

Norteados pelo tema “No amor e na fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão”, inspirado nas palavras de Santa Dulce dos Pobres, os cinco novos diáconos agora passam a vivenciar o primeiro grau do sacramento da ordem, que se dedica ao serviço do povo de Deus na caridade, na Palavra e na liturgia. Com a ordenação, os seminaristas deram um novo passo em direção ao sacerdócio.

O pedido de apresentação e o testemunho dos candidatos dignos ao diaconato foram feitos pelo padre Antônio da Silva Miguel Júnior, Vigário Geral e atual reitor do Santuário Teológico Bom Pastor. Em sua homilia, Dom Jacinto destacou o papel da família, berço de todas as vocações, e a missão que cada jovem assume. “Promover a caridade e o serviço de Deus é a grande benção que, desde o início da Igreja, anuncia o exemplo de Jesus Cristo”, disse o epíscopo.

Dom Jacinto ressaltou ainda que a videira se assemelha a vida daquele que serve ao Senhor. “Quando se poda uma videira costumamos dizer que ela chora, nas dificuldades também vimos o choro, mas isso é necessário para que elas possam florescer, produzir frutos e alegrias”, disse o bispo acrescentando que “sem Deus, sem oração e sem Sacramentos ninguém serve a Deus, serve a si mesmo e não vive a verdadeira alegria”.

Após a homilia, os eleitos fizeram o propósito de se consagrar ao serviço da Igreja, imitando o exemplo de Jesus Cristo, obedientes ao bispo e seus sucessores. Seguindo o rito, os seminaristas se prostraram diante do altar, durante o canto da Ladainha de Todos os Santos. Logo após, os eleitos foram ordenados pela imposição das mãos de Dom Jacinto. Em seguida, os ordenados receberam a estola diaconal e a dalmática, sendo revestidos por padres. Das mãos do bispo diocesano, receberam o Livro dos Evangelhos e foram saudados por todos os presentes.

Sublime missão

Após a Santa Comunhão, os novos diáconos da Diocese de Criciúma proferiram sua mensagem de agradecimento destacando que “com amor e compaixão, Jesus Cristo olhou para cada um os vocacionou para essa tão sublime missão”. Os diáconos agradeceram ainda a todos os presentes, familiares, autoridades e formadores. “Queremos expressar nossa gratidão a mãe da Igreja e nossa mãe, Maria nos acompanhou durante todos os anos durante a nossa caminhada”, concluíram enquanto se dirigiam para depositar rosas aos pés de Nossa Senhora.

Saiba mais sobre os cinco novos diáconos:

O diácono André Cardozo Dalló nasceu em Nova Veneza/SC, em 1996. Filho de Paulo Roberto Dalló e Rosângela Cardozo Dalló, é irmão de Lucas e Bruno. Deu seus primeiros passos na fé na Catedral São José, em Criciúma/SC. Em 2015, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2016 a 2018, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2019 a 2022 estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias Santo Antônio (Itapema/SC); Paróquia São Judas Tadeus (Brusque/SC); Paróquia Catedral Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis/SC); Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (Florianópolis/SC); e Paróquia Santo Agostinho (Criciúma/SC). Atualmente, André exerce seu ministério nas Paróquias Nossa Senhora Auxiliadora (Balneário Gaivota/SC) e Santo Antônio de Pádua (Sombrio/SC).

O diácono Douglas Cândido Réus nasceu em Içara/SC, em 1996. Filho de Marta Cândido Réus e Donizete dos Santos Réus, é irmão de Leidiane. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade na Paróquia São Donato, em Içara/SC. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2015 a 2017, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2018 a 2022 estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias Divino Espírito Santo (Camboriú/SC), Paróquia São Francisco de Assis (Blumenau/SC), Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Florianópolis/SC) e Paróquia São João Paulo II (Sombrio/SC). Atualmente, Douglas exerce seu ministério na Paróquia São João Paulo II (Sombrio/SC).

O seminarista Eduardo da Silva Martins nasceu em Sombrio/SC, em 1991. Filho de Leonir Gomes da Silva e Aloide da Silva Martins, é irmão de Gilmara, Aloizio e Alison. Deu seus primeiros passos na fé na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Balneário Gaivota/SC. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2015 a 2017, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. Em 2018 fez estágio pastoral na Paróquia Imaculada Conceição de Urussanga/SC. De 2019 a 2022 estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: Paróquia Santo Antônio de Pádua (Piçarras/SC), Paróquia São João Batista (Itajaí/SC), Paróquia Imaculada Conceição (Urussanga/SC), Paróquia Imaculada Conceição (Florianópolis/SC) e Paróquia Santa Bárbara (Criciúma/SC). Atualmente, Eduardo exerce seu ministério na Paróquia Santa Terezinha (Jacinto Machado/SC).

O diácono Jader Bada Varela nasceu em Jacinto Machado/SC, em 1997. Filho de Jair Ronsani Varela e Albina Bada Varela, irmão de Alanir Varela Bortolin. Em sua infância, a família mudou-se para Forquilhinha, cidade em que realizou sua iniciação cristã. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2016 a 2018, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2019 a 2022, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Gaspar/SC), Santuário Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes/SC), Paróquia São João Evangelista (Biguaçu/SC), Paróquia São Paulo Apóstolo (Criciúma/SC) e Paróquia Nossa Senhora da Natividade (Cocal do Sul/SC). Atualmente, Jader exerce seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Maracajá/SC).

O diácono Rafael Chaves de Lima nasceu no Rio de Janeiro, em 1987. Filho de Regina Célia de Oliveira Chaves de Lima e Gilmar Laureano de Lima, é irmão de Wanderson. Deu seus primeiros passos na fé na Paróquia Santa Bárbara, no Rio de Janeiro. Em 2009, ingressou no Seminário Propedêutico Dom Adriano Hipólito, instalado em Nova Iguaçu/RJ. De 2010 a 2012, estudou Filosofia no Seminário São Paulo VI, também na cidade de Nova Iguaçu. De 2013 a 2016, estudou Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Em 2017, estudou teologia na Facasc/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: São Pedro e São Paulo (Jardim Iguaçu/RJ), Cristo Ressuscitado (BNH/RJ), São Miguel Arcanjo (Miguel Couto/RJ), São José Operário (Três Rios/RJ); Santa Inês (Indaial/SC); Santa Isabel (Blumenau/SC); Divino Espírito Santo (Camboriú/SC) e Seminário Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza/SC). Atualmente, Rafael exerce seu ministério na Paróquia Santa Rosa de Lima (Santa Rosa do Sul/SC).