Economia

Brasil: Ministério da Fazenda espera crescimento de 3% do PIB

O Ministério da Fazenda espera maior crescimento econômico do país em 2023, com o PIB aumentando de 2,5 a 3% neste ano. O secretário de Política Econômica do Ministério, Guilherme Mello, disse, nesta segunda-feira (3), que a projeção é maior que o mercado esperava.

O PIB, produto interno bruto, é a soma dos bens e serviços produzidos no país. É um indicador usado para medir a evolução da economia.

Para Guilherme Mello, que participou de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, as projeções mostram que atual política econômica do governo supera a desconfiança do mercado.

O governo ainda acredita que a aprovação do novo marco fiscal e da reforma tributária na Câmara dos Deputados, articulada para esta semana, ampliam as condições para o maior desenvolvimento do país.

O mercado financeiro também melhorou sua expectativa para a economia do país. O boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda, indicou que o mercado prevê um crescimento de 2,19% do PIB este ano. Um leve crescimento em relação ao último relatório, que apontava crescimento de 2,18%.