Geral

Cidade de Içara inaugura novos serviços no Centro de Fisioterapia

Em Içara, o Centro Municipal de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Cefito) está de cara nova. Após a realização de mudanças no fluxo de trabalho, que permitiu um salto de 5 mil atendimentos em 2019, para mais de 20 mil em 2022, o local teve a estrutura repaginada, com o incremento de novos equipamentos e serviços. O novo espaço passou a contar com fisioterapia em neuropediatria, eletroterapia, pilates, fisioterapia pélvica e acupuntura.

“O Cefito teve um redimensionamento das salas, aumentando o espaço útil do local para atender os pacientes. Ao longo dos últimos dois anos e meio recebemos o incremento de equipamentos que não faziam parte do serviço, como bicicleta, esteira e eletro. Também reativamos os grupos de dor crônica”, explica Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, coordenador do Cefito.

O local possui, atualmente, nove profissionais. Recentemente, a equipe recebeu o reforço de uma fisioterapeuta com formação em neuropediatria. Além de fisioterapeutas, também trabalham no Cefito uma fonoaudióloga e outra assistente social. Os pacientes são encaminhados pelos médicos da Atenção Básica, mas o Cefito também realiza consultas diretas com os profissionais da área.

“O ambiente era cheio de salas pequenas, pouco úteis. Fizemos uma readaptação para que as pessoas consigam realizar as atividades de forma mais assertiva. Temos um espaço específico para pilates, que é fundamental para a recuperação de diversos problemas. Tudo isso foi pensado não apenas para aumentar a quantidade, mas também a qualidade dos atendimentos”, detalha Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

O Cefito fica localizado na rua Ézio Lima, no bairro Jardim Elizabete, próximo aos outros equipamentos de saúde pública do município. “Passei a ter uma melhor noção da importância da fisioterapia quando o meu pai sofreu um AVC. Em dois meses de tratamento, ele já havia voltado a andar. Esse é o papel do poder público, promover reabilitação, qualidade de vida e bem-estar para todos os cidadãos”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.