Segurança

Município de Criciúma entre as cidades mais seguras do Brasil

Com mais de 240 mil habitantes, Criciúma é destaque no ranking das cidades mais seguras para se viver em Santa Catarina, de acordo com pesquisa da empresa Myside, especializada em serviços de tecnologia e serviços do setor imobiliário. A cidade é a mais segura do Estado entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. Criciúma conquistou esse título por meio de um conjunto de fatores, que vão desde uma atuação policial eficiente até a colaboração da comunidade, o que faz o município ocupar, também, a terceira posição como a mais segura do Brasil, entre os municípios com população de 200 e 500 mil habitantes.

“Tenho orgulho de dizer que nossa cidade é as mais segura de Santa Catarina, entre as grandes cidades. Estamos investindo muito em estratégias de segurança pública, com a implementação de tecnologias modernas de monitoramento, como o nosso Centro de Controle e Operação (CCO), inaugurado em julho”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. A infraestrutura urbana de Criciúma também é um diferencial. “Ruas bem iluminadas, praças bem cuidadas e espaços públicos bem estruturados colaboram para que os moradores se sintam seguros ao circular pela cidade”, complementa.

Para o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (BPM) e tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Mário Luiz Silva, o resultado foi alcançado graças ao esforço conjunto de muitas pessoas. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Temos ciência de que há uma grande demanda a ser atendida e nosso objetivo é continuar trabalhando arduamente para oferecer à população um serviço de segurança pública excepcional”, destaca.

Silva ressalta que o trabalho preventivo também é realizado por meio da participação da sociedade, com a organização da Rede de Vizinhos, que atualmente conta com 194 grupos e 13.721 famílias participantes. “Além disso, a cidade conta com a Rede Catarina de Proteção à Mulher e programas institucionais como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd”, reforça.

Centro de Controle e Operação (CCO) de Criciúma

Inaugurado em julho deste ano e instalado na sede da Defesa Civil, o CCO é uma unidade interna equipada com 18 telas de 65 polegadas, que monitoram 264 câmeras instaladas nos arredores das mais de 60 escolas do município de Criciúma. O sistema oferece monitoramento, em tempo real, e tem o objetivo de fornecer suporte em diversas situações.

O serviço faz parte do Plano Municipal de Segurança Escolar, que visa prevenir incidentes como furtos, vandalismos e atos de violência. “O sistema é integrado, o que significa que as equipes da prefeitura, através do CCO, têm acesso, em tempo real, às imagens que são conectadas ao sistema da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, explica Salvaro.

Entenda o ranking

O ranking é baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes.

Para definir o conceito de “mortes violentas intencionais”, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira o ranking das cidades mais seguras de Santa Catarina:

1ª lugar: Jaraguá do Sul – 2,3 assassinatos (181 mil habitantes)
2ª lugar: Brusque – 3,5 assassinatos (137 mil habitantes)
3ª lugar: Criciúma – 5,1 assassinatos (240 mil habitantes)
4ª lugar: Lages – 6,1 assassinatos (157 mil habitantes)
5ª lugar: Tubarão – 6,4 assassinatos (106 mil habitantes)
Confira o ranking das cidades mais seguras do Brasil, entre os municípios com população de 200 e 500 mil habitantes:
1ª lugar: Indaiatuba (SP) – 3,5 assassinatos
2ª lugar: Araraquara (SP) – 3,9 assassinatos
3ª lugar: Criciúma (SC) – 5,1 assassinatos
4ª lugar: Pelotas (RS) – 6,6 assassinatos
5ª lugar: Blumenau (SC) – 6,7 assassinatos