Geral

Televisores são aliados na recuperação dos pacientes das UTIs

Um apoio na recuperação e na busca pelo bem-estar durante o processo de restabelecimento da saúde. É com essa proposta que os pacientes que estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital São José, de Criciúma, passam a contar a partir de agora, com televisores que irão auxiliar na busca por mais bem-estar. O projeto idealizado por um grupo de melhorias da instituição e viabilizado via projeto Heróis de Verdade, do setor de telemarketing do hospital, já vem trazendo melhorias na recuperação dos pacientes.

“Os televisores são utilizados nos pacientes acordados, sonolentos ou que estão em processo de retirada da sedação. É comum que durante esta fase, as pessoas passem por momentos de delirium e a televisão auxilia, e muito, neste processo”, explica a enfermeira e coordenadora dos setores de UTI do HSJosé, Claudia Dozol Barabas.

De acordo com a médica intensivista do HSJosé, Dra. Cristiane Ritter (CRM – 10586 | RQE – 4939), o uso do equipamento auxilia que o paciente permaneça mais ligado e tenha acesso às informações da realidade.

“Uma das patologias mais comuns dentro da UTI é o delirium. E dentro desse processo é muito importante que o paciente consiga se situar, não ficar tão longe da realidade. Ter uma noção de dia e noite e do que está acontecendo. Por isso, acreditamos que o televisor pode ajudar em todo esse processo. Os programas também ajudam nessa localização, o jornal que passa ao meio dia ou à noite, o programa da tarde, tudo é um apoio nesse momento. Além disso, dessa possibilidade de se situar no tempo e no espaço, o equipamento é um importante aliado para passar o tempo. As nossas 24 horas passam voando, trabalhando, fazendo várias coisas na rua, por exemplo. Mas para quem é um paciente de UTI, é diferente. Esse tempo não passa e assistir uma programação no televisor é muito importante até para desestressar e fazer o tempo passar mais rápido”, garante a especialista.

Ao todo, oito televisores deverão ser colocados nas UTIs, todos eles com suporte para serem locomovidos com facilidade para acessar os leitos dos pacientes.