Política

Debate sobre número de vereadores em Criciúma foi adiado

Deve ficar mesmo para o ano que vem o debate sobre a criação de quatro novas cadeiras na câmara de Vereadores de Criciúma. Se a proposta for aprovada o Legislativo voltaria a ter 21 parlamentares, o que já ocorreu até metade dos anos 2000. O debate foi aberto logo após a divulgação do censo do IBGE e o aumento de vagas já é quase uma unanimidade entre os vereadores.

Entre os argumentos que sustentam o debate estão os dados populacionais quem amparam de legalidade o assunto e também a tese de que com mais vagas a representatividade popular seria ampliada e valorizada.

Finalizar esse debate será missão para o vereador Jair Alexandre. Pelo acordo firmado no início da legislatura e que será cumprido, o Liberal será o presidente da Câmara a partir de janeiro. Jair também deve levar para pauta outro tema espinhoso. Os vereadores querem readequar os vencimentos dos parlamentares. A intensão é fazer valer a legislação que diz que o salário deve representar 50% do salário de um deputado Estadual. Se essa proposta vingar, cada parlamentar deve engordar os vencimentos em pelo menos 4 mil reais. São debates que estão no cronograma. A dúvida é se haverá clima, em ano eleitoral, para levar estas propostas a frente.