Geral

Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas a partir de sexta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta quinta-feira, dia 26, para as fortes chuvas que devem atingir o Sul de Santa Catarina a partir desta sexta-feira, dia 27, até domingo, dia 29.

Segundo a Defesa Civil, a partir da tarde da sexta-feira, dia 27, o intenso fluxo de umidade vindo da região amazônica e a presença de áreas de baixa pressão na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais com chuva intensa, raios, vendavais e chance de granizo. Entre o sábado e o amanhecer do domingo, dias 28 e 29, respectivamente, o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano se soma às demais instabilidades, provocando grandes acumulados de chuva em Santa Catarina.

São esperados volumes de chuva bastante expressivos entre sexta-feira e domingo, com acumulados que variam entre 80 a 130 milímetros em cidades do Litoral do Sul. O risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

A partir da segunda-feira, dia 30, e no decorrer da semana, o tempo segue instável em Santa Catarina, com chuvas frequentes e irregulares. Entretanto, os volumes previstos são menos expressivos comparados ao período entre 27 e 29 de outubro.

No período de sexta-feira a domingo, o risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e muito alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.