Geral

Novembro termina, mas cuidados para homens deve continuar

O câncer de próstata é um dos mais prevalentes na população masculina – e apenas essa informação já é motivo para uma campanha extensa de prevenção à doença, justificando que o mês de novembro seja dedicado à saúde do homem com o chamado Novembro Azul.

E agora, no início de dezembro, quando a campanha encerra, é importante alertar aos homens de que a prevenção deve continuar, não apenas para o câncer de próstata, mas para todo tipo de doença tipicamente masculina, como os cânceres de pênis e testicular, a cirrose, doenças cardiovasculares e a obesidade. Segundo o médico urologista da Ostermann Medical Center, dr. Pedro Henrique Messina Medeiros (CRM/SC 24.551), é importante alertar os homens sobre a saúde deles: “Os homens em geral, fazem parte de uma população que não dá tanta importância aos problemas de saúde, e demora muito para procurar o médico”. Por isso, diz o médico, campanhas como Novembro Azul são importantes, porque apesar do foco ser a próstata, a maior presença de homens nos consultórios médicos possibilita exames mais profundos e com olhar em outras doenças, possibilitando a prevenção e o tratamento antes que a doença se torne mais agressiva.

HÁBITOS SAUDÁVEIS – A forma de prevenir cânceres de próstata, pênis e testicular, bem como outras doenças típicas do gênero masculino é, em primeiro lugar, a aquisição de uma gama de hábitos saudáveis, como fazer atividades físicas, se alimentar bem, dormir bem, evitar o sobrepeso, fazer a higiene genital, evitar o tabagismo e o excesso de ingestão de bebida alcoólica. Essas condutas irão distanciar a pessoa da maior parte das doenças associadas aos homens, e são necessárias em todos os meses do ano, não apenas em novembro.
A detecção precoce do câncer de próstata acontece com mais incidência, em face da campanha mundial, durante o mês de novembro, mas todos os meses do ano são importantes quando o assunto é prevenção: “O câncer de próstata não tem sintomas no estágio inicial, por isso, quando é diagnosticado, o paciente às vezes custa a acreditar, porque ele não tem sintoma nenhum”, afirma o médico, que diz que a melhor forma de descobrir esse tipo de câncer é a consulta ao especialista para exames. Já o câncer de pênis pode ser evitado com a higienização genital: “A melhor forma de prevenir é lavar bem o pênis, secar bem, manter sempre a região limpa e seca”, diz. É preciso lavar e secar o pênis após urinar, lavar bem todas as partes internas, secar bem e em caso do aparecimento de feridas, é preciso procurar o médico especialista o mais rápido possível. Já os outros cânceres – de testículo, bexiga, rins – têm suas peculiaridades, mas a ordem geral é sempre procurar o médico para buscar a prevenção e em caso positivo para qualquer doença, iniciar o tratamento: “Essa é a ideia, pegar a doença no começo, para que tudo fique mais fácil de resolver”, opina o urologista.

EXAMES – Para saber se está com alguma doença, o homem vai ao consultório médico especializado, e lá, a primeira questão que o doutor avalia é a anamnese – ou a história clínica do paciente, que pode ser obtida através de uma conversa. Depois, segue o exame físico, que consiste no exame digital. Em seguida, de acordo com os sintomas, são encaminhados exames complementares laboratoriais (sangue, urina, por exemplo) e de imagem (ultrassom e ressonância magnética). Em caso de suspeita, é realizada uma biópsia. Se o diagnóstico for positivo, inicia-se então o tratamento.

Novembro termina, mas campanha de cuidados para homens deve continuar 1
TRATAMENTO – A definição do tratamento é compartilhada dentre as múltiplas possibilidades em caso de câncer: cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal, acompanhamento, quimioterapia (em casos mais avançados). Tanto o paciente quanto a família podem e devem intervir nas decisões sobre o tratamento, que deve ser humanizado, explicado pelo médico e aplicado por uma equipe composta de vários profissionais.

AMOR PRÓPRIO – Assim como o dr. Pedro Henrique, qualquer médico da Ostermann, de outra clínica privada e também do sistema público de saúde concorda com a premissa de que a busca pela prevenção por parte do homem demonstra não apenas o amor por sua família, mas principalmente, o amor-próprio, tão necessário aos dias de hoje. Por isso, é preciso trocar a resistência pelo amor-próprio, e realizar todos os exames necessários para a prevenção de doenças masculinas: “Depois dos 50 anos, todo homem deve realizar exames periódicos para cuidar da saúde”, lembra o urologista da Ostermann, que reforça: “A prevenção salva vidas”.