Segurança

‘Benzedor’ de 84 anos condenado por abuso de crianças é preso

Um homem de 84 anos condenado a 16 anos e 8 meses de prisão por estupro de vulnerável, e que se dizia benzedor, foi preso em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na sexta-feira (2). A detenção ocorre sete anos após o crime.

Segundo a Polícia Civil, ele se aproveitou da condição de curador e abusou sexualmente de duas crianças, de 8 e 12 anos, em 2017. A forma como ele chegava até as vítimas não foi informada.

A prisão ocorreu na cidade onde morava, de pouco mais de 10 mil habitantes, localizada a cerca de 188 quilômetros da capital Florianópolis. Segundo a Polícia Civil de Ascurra, na mesma região, ele foi encontrado após diversas diligências da equipe no município.

O Art. 217-A do Código Penal define como estupro de vulnerável, conjunção carnal ou prática de outro ato libidinoso com menor de 14 anos. O texto prevê pena de 8 a 15 anos de prisão.

Está sujeito à mesma pena quem pratica conjunção carnal com pessoas com enfermidade ou deficiência mental que não tenham o necessário discernimento para a prática do ato.

Conforme a Polícia Civil, a prisão será cumprida inicialmente em regime fechado. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde ficará à disposição do Poder Judiciário de Timbó, responsável pela expedição da ordem judicial.

Conheça os principais sinais de violência e abuso:

Hematomas e fraturas constantes
Uso de roupas compridas, mesmo no calor, para esconder machucados
Queimaduras de repetição
Cobrir o rosto com as mãos quando adulto fala mais firme
Mudanças bruscas de comportamento: criança se torna mais agressiva ou quieta e triste
Mudanças no padrão de alimentação ou sono: passaram a comer e dormir muito mais ou muito menos
Regressão de comportamento: voltar a usar fraldas, fazer xixi na cama, crises de choro
Atrasos no desenvolvimento
Comportamento sexualizado, inadequado para a idade
Demonstrar medo de algum parente ou adulto próximo à família.