O diálogo acadêmico e a troca de experiências latino-americanas reuniram gestores, professores e estudantes na Unesc nesta segunda-feira (16/3). A Instituição recebeu o professor Alexis Calabari Angola, da Universidad de La Guajira, da Colômbia, em visita institucional que abre caminho para futuras parcerias entre as duas universidades.
A visita incluiu reunião com a gestão universitária e participação em atividade com estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). O movimento busca fortalecer a internacionalização da Unesc e ampliar possibilidades de cooperação acadêmica, mobilidade e intercâmbio científico.
A recepção institucional contou com a presença da reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, que destacou a relevância do diálogo internacional para ampliar horizontes acadêmicos e fortalecer redes de cooperação entre universidades da América Latina.
“Receber um professor de uma universidade latino-americana amplia o nosso horizonte acadêmico e fortalece a convicção de que os desafios da educação e da produção de conhecimento não pertencem a um único país. São desafios compartilhados por toda a região. Quando abrimos espaço para esse diálogo, criamos também oportunidades para que estudantes e pesquisadores construam pontes de cooperação científica, cultural e humana entre nossas instituições”, afirmou Gisele.
Diversidade cultural colombiana em pauta
Assim como Gisele, que apresentou um panorama do Brasil e de Santa Catarina durante o encontro, Alexis Calabari Angola compartilhou o contexto histórico e cultural do seu país.
“O território colombiano costuma ser compreendido a partir de seis grandes regiões: Caribe, Pacífico, Orinoquía, Amazônia, Andina e Insular. Cada uma delas apresenta características geográficas, históricas e culturais distintas. Encontros como este com a Unesc, são importantes para fortalecer os vínculos institucionais e ampliar as possibilidades de cooperação acadêmica entre universidades”, cita.
Inaugurada em 1977, a Universidade de La Guajira, conhecida também como Uniguajira, é uma universidade pública de caráter departamental com sede na cidade de Riohacha, no departamento de La Guajira. Foi reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação Nacional em 1995.
Internacionalização e cooperação
A agenda também contou com a participação do professor do PPGE da Unesc, Alex Sander da Silva, que destacou o potencial de cooperação acadêmica entre instituições da América Latina.
“O contato direto entre pesquisadores e estudantes contribui para fortalecer redes acadêmicas duradouras. Isso mostra como o intercâmbio acadêmico é importante e como vale a pena criar essas conexões entre instituições”, acrescentou Alex Sander.





