Geral

Cocal do Sul recebe van adaptada para ampliar acesso de idosos

Os idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso de Cocal do Sul terão transporte gratuito para participar das aulas de alfabetização digital. O município recebeu uma van adaptada, avaliada em R$ 432.581,99, que será utilizada para levar os participantes até as atividades do projeto, voltado à inclusão digital e à promoção da autonomia na terceira idade.

O prefeito Ademir Magagnin ressalta que o investimento vai além da aquisição de um veículo. “Estamos garantindo que esses idosos tenham acesso ao conhecimento e às novas tecnologias com segurança e dignidade. Esse projeto representa inclusão, autonomia e mais qualidade de vida para quem tanto contribuiu com a nossa cidade”, diz.

A iniciativa integra o projeto “Alfabetização Digital para a Terceira Idade”, elaborado pela equipe do CREAS e aprovado no edital do Fundo Estadual do Idoso (FEI). Entre os municípios catarinenses inscritos, apenas 53 tiveram os projetos contemplados. Cocal do Sul conquistou nota 9,03, garantindo recursos de R$ 549.998,37 para a compra da van, além de 20 notebooks e 20 tablets que serão utilizados durante as aulas.

Segundo a secretária de Assistência Social, Salete Cittadin, o transporte é fundamental para garantir que ninguém fique de fora. “Muitos dos nossos idosos enfrentam dificuldades de locomoção. Com a van adaptada, eliminamos essa barreira e asseguramos que eles possam participar das atividades com conforto, segurança e acessibilidade.”

As aulas atenderão inicialmente 20 idosos em situação de vulnerabilidade social, acompanhados pelo Centro Dia do Idoso.

O projeto é referenciado ao CREAS também para reduzir o isolamento social por meio do uso de notebooks e tablets adaptados às necessidades do público.

A técnica do CREAS, Patrícia de Lucca, explica que o transporte faz parte da proposta desde a elaboração do projeto. “Pensamos em cada etapa para garantir que os idosos realmente pudessem participar. A van adaptada remove uma das principais barreiras, que é o deslocamento, permitindo que todos tenham acesso às aulas e às oportunidades que a tecnologia oferece”, finaliza.